A Universidade Estadual de Montes Claros comemora os 20 anos de existência do curso de Enfermagem. Implantada em 1996, a graduação da Unimontes já alcançou mais de 600 egressos que atuam em sua maioria na região do Norte de Minas. A realização da XI Mostra Científica é uma das comemorações alusivas à data.

O aniversário é destacado pelo reitor da Unimontes, João dos Reis Canela. “Os nossos cumprimentos ao curso de Enfermagem por uma trajetória bem-sucedida ao longo de duas décadas. O curso tem se destacado pela solidez na dedicação à filosofia do cuidado, formando e valorizando os profissionais da Enfermagem”, afirma o reitor, que participou diretamente da fundação do curso. Na ocasião, ele era diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

Atualmente, o curso conta com 180 acadêmicos. Inicialmente, a graduação tinha duração de quatro anos e no primeiro semestre de 2016 passou para cinco anos, em atendimento às diretrizes curriculares nacionais do curso de enfermagem, definidas pelo Ministério da Educação. O corpo docente é constituído por 50 professores, entre os quais 32 mestres e oito doutores, além de 10 especialistas.

Chefe do departamento de Enfermagem, a professora Orlene Veloso Dias destaca que, na época da criação do curso, a preocupação era em relação ao quantitativo da formação profissional, pois existia uma carência de enfermeiros com diploma superior na região, especialmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A graduação é a primeira do gênero no Norte de Minas.

ProfessorasCida Orlene“No início, a meta era suprir o mercado de profissionais formados. Hoje, vivemos outra realidade. A preocupação agora é a qualificação. Temos o desafio de formar profissionais que tenham uma visão empreendedora, preparados para o mundo moderno, que venham investir na inovação. Os enfermeiros devem ser preparados não somente para o SUS, mas também para a iniciativa privada”, destaca Orlene, que é docente do curso desde o início das atividades em 1996.

REALIZAÇÕES

Ela ressalta que uma das realizações da Enfermagem é reflexo para a própria Unimontes, com egressos do curso que hoje fazem parte do quadro de docentes da graduação. Boa parte deles já concluiu cursos de mestrado e de doutorado, com vários projetos de pesquisa e extensão institucionalizados, que favorecem diretamente a formação dos futuros enfermeiros. Outra conquista está na eleição da própria professora Orlene Veloso Dias como conselheira suplente para Minas Gerais no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) – órgão que normatiza a profissão no Brasil.

Elaine egressa

Elaine é egressa da primeira turna do curso

Elaine Cristina Alves Souto foi graduada na primeira turma do curso e atualmente detém as titulações de mestre e doutora em Ciências da Saúde pela própria Unimontes, além de ser docente e pesquisadora na instituição. “Quando prestei o vestibular confesso que não sabia que o alcance de mercado para o profissional enfermeiro é extremamente importante no contexto da saúde”, disse.

A professora Maria Aparecida Vieira também é uma das pioneiras do curso de Enfermagem. Ela lembra que o curso teve como embrião a Escola Técnica de Saúde (ETS), vinculada ao Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), da Unimontes. “Foi uma honra ter integrado a comissão de criação do curso. Foi um momento histórico da universidade”, afirma a professora “Cida”.

Também egressa do curso, Maria Fernanda Santos Figueiredo foi a primeira egressa do curso de Enfermagem da Unimontes a obter a titulação de doutora em Ciências da Saúde. Aliás, toda a qualificação profissional, que começou ainda na graduação como bolsista de iniciação científica, aconteceu na Universidade. “O campo de trabalho para o enfermeiro profissional é muito abrangente entre a assistência, gestão, docência e pesquisa, dentre tantos outros segmentos”, analisa a enfermeira, que atualmente leciona no curso de Medicina/Unimontes.

Os 20 anos do curso também é comemorado com uma exposição no hall do prédio 6, no campus-sede, onde o público poderá conhecer os documentos do primeiro plano pedagógico do curso e as primeiras atas do Centro Acadêmico. Também em exibição a premiação recebida pelo curso da Unimontes entregue pelo Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery, em Salvador/BA, os CDs com os anais das mostras científicas anteriores e os convites originais das turmas graduadas pela Unimontes na área, entre 2000 a 2015.

HISTÓRICO DO CURSO DE ENFERMAGEM

Primeira turma graduadosEm 1994, foi constituída uma Comissão encarregada de elaborar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Graduação em Enfermagem da Unimontes, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), então, dirigido pelo professor João dos Reis Canela. Integraram a referida comissão as professoras e enfermeiras Maísa Tavares de Souza Leite, Mara Lúcia Amantéa, Maria Aparecida Vieira, Orlene Veloso Dias, Regina Lúcia Herculano Faustino, e o professor João Batista Silvério, que, na ocasião, era secretário municipal de Saúde.

Os profissionais envolvidos na implantação do curso, na maioria, trabalhavam na Escola Técnica de Saúde (ETS) da Unimontes – escola responsável pela formação em nível médio de trabalhadores para o setor saúde na região Norte de Minas Gerais, com destaque para os vários conteúdos constantes da matriz curricular do Curso de Qualificação Profissional para Auxiliares de Enfermagem, criado em 1991.

Em um primeiro momento, a comissão procurou conhecer as inúmeras experiências sobre Cursos de Enfermagem já existentes por meio de pesquisas bibliográficas e documentos relativos ao tema. Também, contou com a elaboração de experientes professoras da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG): Matilde Meire Miranda Cadete, Roseni Rosângela de Sena e Zídia Rocha Magalhães.

CarlaSilvana MariaFernanda

Professoras Carla Silvana e Maria Fernanda Figueiredo

Em 1º de setembro de 1994, por meio da Resolução nº 010, do Conselho Universitário da Unimontes (Consu), foi aprovada a implantação do curso de Enfermagem, vinculado ao CCBS, em Montes Claros.

No segundo semestre de 1996, o Curso de Graduação em Enfermagem iniciou suas atividades após a conclusão do referido estudo. O modelo pedagógico preconizado fundamentava-se nos pressupostos da Pedagogia Problematizadora. Buscou-se um Projeto Pedagógico cujo perfil profissional enfatiza que o egresso seja portador de valores, habilidades, atitudes e competências identificadas com a Enfermagem e que seja capaz de participar da equipe de saúde e do mercado de trabalho como um elemento de transformação. Sua formação deve ser ampla, generalista, com a devida orientação e construção do conhecimento que oportunizem uma prática de enfermagem crítica e criativa e que também contemplasse as demandas sociais.

Para tanto, os professores deveriam ser dotados de competências conhecimentos, habilidades e atitudes e de uma visão ampliada de saúde para possibilitar a atuação multiprofissional e interdisciplinar dos egressos do curso, tendo como beneficiários os indivíduos e as comunidades, promovendo a saúde para todos.

O corpo docente da primeira turma foi composto por enfermeiros e outros profissionais da saúde de Montes Claros. Também consta como formadores de professores para o corpo docente os profissionais da atual Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, que, na época, contava com um corpo técnico competente e responsável frente às políticas públicas da área da saúde. O reconhecimento do curso ocorreu em seis de dezembro de 2000, pelo Decreto nº 41.411 do Governo do Estado de Minas Gerais.

Trabalhos destaqueCURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

No período de 2011 a 2016, o Departamento de Enfermagem da Unimontes ofereceu cursos de Especialização na área da saúde: Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde; Saúde da Família; Vigilância em Saúde; Urgência, Emergência, Trauma e Terapia Intensiva contribuindo com a educação continuada de mais de 300 profissionais. Atualmente, o Departamento oferece a Residência em Saúde da Mulher em parceria com o Hospital Universitário Clemente Faria (HUCF) e a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros.

 

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia