“Persistência e dedicação são marcas dos professores, acadêmicos e servidores do curso de Enfermagem, da Universidade Estadual de Montes Claros, que compreendem bem o papel e a importância da graduação e buscam por melhorias, soluções e avançam cada vez mais na pesquisas e no ensino”. As palavras são do reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, durante solenidade oficial de abertura da XII Mostra Cientifica de Enfermagem e I Semana de Enfermagem Unificada. Os dois eventos foi iniciados na tarde desta segunda-feira (19/7), com programação até a próxima quarta-feira, com cerca de 300 participantes.

A Mostra Científica vem ao longo do tempo incentivando discussões e debate de ideias para as novas práticas no processo ensino-aprendizagem. Nesta edição o tema é “Diversidades na Enfermagem: Ética, Arte e Ciência”.

Durante a solenidade de abertura, a coordenadora geral da XII Mostra destacou o apoio de vários setores da Universidade para a realização do evento. “São mais de 130 trabalhos científicos, o que demonstra o envolvimento do nosso acadêmico. Nesta perspectiva de incentivo do conhecimento e da ciência, conseguimos avançar cada vez mais na qualidade do nosso curso”, disse a professora Carla Silvana de Oliveira e Silva.

A solenidade de abertura teve a presença de professores, pesquisadores e acadêmicos. A mesa diretora dos trabalhos teve a presença do pró-reitor de Ensino, professor João Felício Rodrigues Neto, dos Conselheiros federais do Cofen, professores Vencelau Pantoja e Orlene Dias Veloso; da coordenadora do curso de Enfermagem/Unimontes, professora Renata Patrícia Fonseca Gonçalves; do chefe do Departamento , professor Henrique Andrade Barbosa; da coordenadora de infraestrutura, professora Elba Coelho Gonçalves, e das coordenadoras científicas do evento, professoras Lanuza Borges Oliveira e Silvana Paiva dos Santos.

Pantoja conselheiro

Após a abertura oficial foi realizada conferência com o tema “A Ética no Uso das Mídias Sociais na Perspectiva da Enfermagem”, ministrada pelo professor Vencelau Pantoja, que também foi o responsável pela oficina sobre infecções sexualmente transmissíveis e lançou o livro “Educação Sexual – Não é Bicho de Sete Cabeças” – pela manhã.

PROGRAMAÇÃO

Nesta terça-feira (20) serão realizados nove minicursos: “Segurança do paciente”, “Práticas alternativas de alivio da dor no trabalho de parto”, “Aconselhamento e testagem rápida para HIV” e “Sífilis no âmbito da rede cegonha”, “Exame físico do recém-nascido”, “Atualização do calendário vacinal”, “Protocolo de Manchester”, “Metodologia científica aplicada à pesquisa na saúde: como elaborar revisão integrativa”, “Cálculo de medicamentos” e “O cuidado clínico ampliado de enfermagem em saúde mental: referenciais teóricos que orientam esta prática”.

Os minicursos serão realizados nas salas do prédio 6 (CCBS), no campus-sede da Unimontes.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Site oficial do evento: http://www.mce.unimontes.br