Será realizada neste domingo, a partir das 8 horas, a primeira edição da Corrida/Caminhada Gospel de Montes Claros – “Dando o primeiro passo para a saúde” -, promoção do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A largada acontece na Praça dos Jatobás, no Bairro Morada do Sol, com percurso até o Parque Municipal Milton Prates (Zoológico) – ida e volta.

A proposta do evento surgiu a partir de um diagnóstico sobre o baixo número de praticantes de atividades esportivas entre os fiéis de uma igreja evangélica da cidade. “Percebi que muitas pessoas têm uma vida sedentária e não praticam nem mesmo uma simples caminhada. Achei então que era hora de fazer algo para mudar isso”, explica Reinaldo da Silva Cruz, que se graduou em junho último no curso de Educação Física da Universidade e faz parte da equipe de coordenação da corrida junto aos acadêmicos Eudes Santos e Farley Ferreira Teixeira.

A adesão à ideia foi imediata e as 250 inscrições já estão praticamente fechadas, mas não somente para os evangélicos. Católicos, espíritas e praticantes de outras religiões também estão inscritos. Para a corrida, o percurso será de 10 quilômetros com largada às 8 horas. Dez minutos depois, saem os participantes da caminhada de 5 quilômetros.

Além das provas, os participantes terão acesso a testes de glicemia, aferição da pressão arterial e massagens, suporte para hidratação e estrutura de atendimento de saúde, caso haja alguma emergência. São parceiros na realização das provas a Copasa, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, MC Trans (controle de tráfego), Secretaria Municipal Adjunta de Esportes e Lazer, Faculdades Funorte e Fasi e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor).

“Outubro rosa”

Um reforço de peso ao projeto da prova vem do Projeto Presente – Associação Padre Tiãozinho -, de apoio às pessoas em tratamento de câncer. A entidade realizará junto à Caminhada Gospel a Caminhada “Outubro Rosa”, como parte da campanha de incentivo ao exame de prevenção ao câncer de mama.

“Aprendi muito durante o curso, principalmente em trabalhos comunitários. Agora chegou a vez de multiplicar isto tudo”, finalizou Reinaldo.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia