Conhecer a evolução e a carreira profissional do egresso do curso de Direito da Unimontes,  identificando a situação atual de cada ex-aluno. Este é o principal objetivo de  pesquisa iniciada pela Universidade Estadual de Montes Claros, por meio do Departamento de Direito Privado.  Com o título  “O curso de Direito da Unimontes e o Mercado de Trabalho: uma perspectiva dos alunos egressos”,  o estudo deverá ser concluído até o final de 2013.

A  proposta é  uma ação direcionada à melhoria da qualidade do ensino oferecido pela Universidade, preconizada pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE). A pesquisa também constitui um projeto de extensão do curso de Direito.

rita edite

Professora Rita Edite Lopes Borges, coordenadora da pesquisa

Os trabalhos são coordenados pela professora Rita Edite Lopes Borges, com o apoio de equipe técnica do curso de Direito composta pelas professoras Lúcia Teixeira de Souza, Maria Aparecida de Oliveira e Maria Inês Gomes da Silva. Além dos professores,  120 acadêmicos do curso  estão envolvidos no diagnóstico.

Serão ouvidos egressos desde a primeira turma da antiga Faculdade de Direito do Norte de Minas (Fadir), formada em 1969, até os graduados  no segundo semestre de 2011. Nesta primeira fase da pesquisa, a previsão é levantar as informações a partir de entrevistas com mais 3 mil ex-alunos da Unimontes, incluindo também os egressos que moram em outros estados. Os ex-alunos do curso  que residem  em outras cidades  – e tenham interesse em participar da pesquisa – devem solicitar o questionário pelo email depto.direito.privado@unimontes.br

O questionário consta de 12 perguntas dirigidas aos ex-alunos, como: “De que forma o curso de direito influenciou na sua formação profissional?” e “O curso de Direito da Unimontes atendeu as suas expectativas?”

Após o levantamento da situação dos egressos, haverá uma segunda etapa da pesquisa,  que consistirá na aproximação dos ex-alunos com ações atuais da Universidade. A coordenação do  curso de Direito  promoverá palestras e outras atividades para os egressos que seguiram carreira nas diferentes áreas do curso. 

A professora Rita Edite destaca que o trabalho não restringe apenas em conhecer a vida profissional dos graduados no curso de Direito da Unimontes,  mas também tem a intenção de identificar se eles têm interesse em retornar à Universidade. “Queremos atrair o egresso a participar de algum curso regular ou de especializações. Ou mesmo fazer parte de uma associação de ex-alunos que poderá ser criada”, observou a coordenadora da pesquisa. 

Mais informações pelos telefones (38) 3229 8261 e 3229 8262 (à  tarde) ou no Departamento de Direito Privado – prédio 1  do campus-sede em Montes Claros. 

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia