O curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros conquistou o quinto melhor desempenho entre as instituições do Estado no último exame nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), realizado no mês passado. Com um índice de aprovação de 64,91%, ficou atrás apenas dos cursos oferecidos pelas universidades federais de Juiz de Fora, Viçosa, Minas Gerais e Uberlândia, conforme resultado divulgado pela instituição na última semana.
Foram inscritos 58 candidatos graduados na Unimontes, dos quais 37 foram aprovados na segunda etapa do último exame unificado da OAB.
NO BRASIL – Em nível nacional, a Unimontes está entre as trinta instituições mais bem colocadas no último exame unificado, tendo alcançado a 29ª posição entre os 915 cursos com candidatos que realizaram as provas da OAB.
“O fato comprova mais uma vez a qualidade do curso oferecido pela Unimontes”, disse o professor Leonardo Linhares Drumond Machado, chefe do departamento de Direito Público Substantivo. Para ele, “o resultado coloca o curso de Direito da Unimontes, pelo 2º ano consecutivo, entre os melhores do País”.
A professora Lúcia Teixeira de Souza, chefe do departamento de Direito Privado, observou que uma das razões da qualidade do curso de Direito da Unimontes é o fato de que 90% dos professores são egressos da própria instituição: “por isso mesmo, se empenham e dedicam na formação de bons profissionais”, destacou.
Para ela, “essa nova conquista confirma o grau de excelência do curso, reconhecido pela própria Ordem com a distinção do Selo OAB Recomenda, cujo certificado foi recentemente entregue ao reitor João dos Reis Canela, em solenidade no Distrito Federal”. A professora destacou também o recredenciamento do curso em 2012 pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).
O diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (ao qual está vinculado o curso de Direito), professor Paulo César Mendes Barbosa, ressaltou que “essa é uma conquista de toda a comunidade acadêmica, num processo que envolve o desempenho particular do aluno e o trabalho coletivo do corpo docente, todos voltados ao objetivo maior de engrandecimento de nossa instituição e, particularmente, do curso de Direito”, concluiu.
Os estudantes de Direito de cursos mantidos por universidades públicas registraram melhor desempenho no VI Exame Nacional de Ordem Unificado. Das 20 instituições de ensino que mais aprovaram em termos proporcionais no último exame, 19 são públicas. Participaram do exame 915 instituições e foram aprovados cerca de 25 mil novos advogados.