A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) comemora 50 anos de implantação do seu curso de Ciências Econômicas. A celebração será marcada com uma sessão solene na Câmara Municipal de Montes Claros, nesta quinta-feira (16/11), às 19 horas. A reunião especial foi proposta pelo vereador Daniel Dias.

O curso de Ciências Econômicas foi criado em julho de 1972, pela Faculdade de Administração e Finanças do Norte de Minas (Fadec), unidade da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), atual Unimontes. A Fadec implantou também os cursos de Administração e Ciências Contábeis.

Naquela ocasião, Montes Claros e o Norte de Minas recebeu diversas indústrias, atraídas pelos incentivos fiscais da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A partir desse processo de industrialização, a região Norte de Minas experimentou um período de crescimento econômico e a cidade de Montes Claros, se tornou importante polo de desenvolvimento regional.

A criação do curso de Ciências Econômicas teve o propósito de qualificar pessoas para atender às indústrias emergentes na região, bem como dotar o setor público de pessoal capacitado ao atendimento dessa nova realidade

O coordenador do Curso de Ciências Econômicas da Unimontes, professor Emerson Costa dos Santos, destaca que diversos fatores e condições pré-existentes demonstram e suportam a importância do curso de Ciências Econômicas da instituição. “Entre eles,  pode-se mencionar que regiões que configuram a área de influência da Unimontes são, reconhecidamente, as que apresentam os piores indicadores socioeconômicos de Minas Gerais, o que torna, ainda mais relevantes as funções exercidas por um curso que seja capaz de pensar a realidade local em suas várias dimensões de crescimento e desenvolvimento ou ainda, nas essenciais e necessárias relações estabelecidas com a sociedade, por meio de um processo contínuo de reflexão e busca de mecanismos, instrumentos e políticas capazes de promover o bem estar social e o progresso do conhecimento científico”, afirma o coordenador.

Ele destaca que Montes Claros dispõe de um parque industrial que agrega importantes empresas nos segmentos de minerais não metálicos, têxteis, metalurgia, alimentos e bebidas, com destaque para indústrias no ramo farmoquímico e farmacêutico de alta tecnologia, além da produção de bioenergia e outros.

“Essa realidade demanda profissionais capazes de introduzirem mudanças nas diversas organizações em que atuam de forma a responderem aos desafios impostos pelos setores produtivos, inerentes a um mercado com rápidas mudanças tecnológicas e altamente competitivo”, observa Emerson Costa dos Santos.

“Por meio da oferta do curso de Ciências Econômicas, que completa 50 anos em sua história de atuação regional, a Unimontes tem contribuído para cooperação com a população, em seu objetivo de formação plural e diversificada, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, abrangendo todas as áreas, em competências e saberes. Desta forma, tem encaminhado profissionais da área ao mercado de trabalho, em abrangência que perpassa o espaço regional”, destaca o coordenador.

Relacionadas

Reitor dá posse aos novos membros do Conselho Universitário da Unimontes
Montes Claros: berço do SUS – História do nascimento do maior sistema de saúde pública do mundo é discutida na Unimontes
Unimontes oferece 160 bolsas de iniciação científica com recursos da Fapemig
Hospital da Unimontes comemora bons resultados do DRG – modelo de classificação de pacientes
Unimontes promove fórum sobre políticas públicas de esporte e lazer
Unimontes concede bolsas de Intercâmbio para Ações Afirmativas em Portugal