O curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) comemora 50 anos de criação em 2023. O aniversário do curso é celebrado com o evento intitulado “Jubileu Dourado Contábeis: Celebrando o Passado e Construindo o Futuro”, organizado pelo Departamento de Ciências Contábeis.

A programação será iniciada nesta quinta-feira (21/09), com a palestra “Diálogo: 50 anos de Evolução da Contabilidade no Brasil”, que será proferida pelo professor Ariovaldo dos Santos, da Universidade de São Paulo (USP), com transmissão pelo Canal Youtube.

Nesta sexta-feira (22/09), as 7 horas, será realizada a alvorada com a abertura de exposição histórica do curso. Será proferida a palestra “Empreendedorismo contábil”, com abordagem pela contadora Kênia Andrade, do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC/MG), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no prédio 1 do campus-sede.

Também nesta sexta-feira, às 19 horas, a Câmara Municipal de Montes Claros realizará a sessão solene em homenagem ao cinquentenário do curso de Ciências Contábeis da Unimontes e ao Dia do Contador (comemorado na mesma data). A sessão especial foi proposta pelo vereador Valdecy Fagundes, Valdeci Contador, graduado no curso da Unimontes. 

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unimontes, professora Mônica Nascimento e Feitosa, salienta a instituição festeja com a alegria o cinquentenário da graduação, que iniciou as atividades na Faculdade de Administração e Finanças do Norte de Minas (Fadec), unidade da antiga na Fundação Norte Mineira de Ensino Superior/FUNM, também responsável pela implantação dos cursos de Administração e Ciências Econômicas.

Ela ressalta que a Fadec foi idealizada pelo professor Ávilo de Oliva Brasil, “que efetivou grande esforço junto a profissionais graduados em diferentes áreas do conhecimento, profissionais das empresas instaladas na cidade que trabalhavam o dia e ministravam aulas no período noturno numa forte relação de confiança na construção de futuro para uma região carente de recursos econômicos e sociais”. Enfatiza ainda que a instituição sempre contou com um corpo docente atuante no atendimento às demandas profissionais da sociedade local e vislumbrava, bravamente um desenvolvimento futuro baseado na educação superior.”

Por meio da Constituição Mineira, promulgada em 21 de setembro de 1989, a FUNM foi transformada na atual Unimontes. Em 1989, as antigas faculdades foram substituídas pelos atuais centros de ensino. A Fadec foi incorporada ao atual Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), juntamente com a Faculdade de Direito do Norte de Minas (Fadir).

“O curso de Ciências Contábeis, nesses 50 anos realizou iniciativas voltadas pra o incremento do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão. Tudo foi possibilitado pelo corpo docente formado de renomados especialistas em áreas de grande demanda empresarial e pelos professores doutores e mestres, que contribuíram para a formação de aproximadamente 2.200 bacharéis em Ciências Contábeis”, afirma  coordenadora Mônica Nascimento.

PROFESSORES PIONEIROS

Os professores precursores  das primeiras  turmas de Contábeis de 1973 e 1974, ministrando disciplinas da Administração (Fábio Borem Pimenta e Alfredo Dolabella Portella Filho), de Contabilidade (Edson de Oliveira Fantine e José Silvério Martins Torrês), do Direito (Luiz Gonzaga P. de Barros e Júlio Cesar de Melo Franco), de Economia (Ávilo de Oliva Brasil e Marcos Antônio Jorge), de Geografia Econômica (Maria Clarice Mendes Rodrigues), de Matemática (João Carlos Carvalho e Gerson José Barbosa), de Estudos de Problemas Brasileiros (José Sidney  Figueiredo Chaves e Antônio Teixeira  Abreu e Silva).

ESTRUTURA MODULAR

A estrutura curricular do curso de Ciências Contábeis busca oferecer formação multidisciplinar, considerando o contexto regional, com profissionais qualificados para o mercado de trabalho, com conhecimentos administrativos e organizacionais, competências e habilidades de gestor contábil para organizações públicas e/ou privadas. A graduação oferece formação humanística, com visão sistêmica, ampla e holística da realidade econômica, social, política e cultural, considerando a responsabilidade social e ambiental, a cidadania e a ética profissional.

Na gestão, o curso promove a estreita ligação com as Ciências da Administração, nas informações, tomada de decisão, controle e prestação de contas junto às instituições de atuação. O curso inclusive, orgulha-se de participar ativamente da história da gestão superior da Unimontes, com grande referência e distinção aos dois reitores com formação Contábil:  os professores Paulo Cesar Gonçalves de Almeida (gestão 2002/2010) e o atual gestor, professor Wagner de Paulo Santiago.

SINTONIA COM O MERCADO

A chefe de Departamento, professora Eliana Soares Barbosa Santos esclarece ainda que “o curso oferecido em Montes Claros e Salinas oportuniza atividades em sintonia com mercado de trabalho, exemplo disso é a dedicação e, principalmente, o espaço que os acadêmicos têm através dos estágios. Posteriormente, como bacharéis integrantes do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), ingressam no mercado com atuação profissional junto às pessoas físicas e pessoas jurídicas como empresas de Contabilidade, empresas nacionais e multinacionais, sistemas financeiros, empresas de auditoria, controladoria e consultoria, órgãos públicos e de fiscalização”.

Inscrições

A inscrição e participação nas atividades do Jubileu Dourado Contábeis ensejarão emissão de certificado pelo DOITY: https://doity.com.br/jubileu-dourado-cincias-contbeis-unimontes   

Relacionadas

Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária
Divina Providência realiza formatura de nova turma do Programa Descubra
Unimontes realiza cerimônia de colação de grau