Foram lançadas oficialmente nesta sexta-feira (24 de maio) as obras do auditório da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em comemoração aos 51 anos da instituição. Antes da solenidade, foi realizado o culto ecumênico, celebrado pelo padre Antônio Alvimar Souza e pelo pastor Varlei Ramos da Silva, que contou com a participação de integrantes da gestão superior, professores, servidores técnico-administrativos, acadêmicos e convidados.

“A universidade é uma instituição onde todos precisam de uma linguagem única; todos devem ter a mesma visão e buscar o bem comum”, afirmou o pastor Varlei Ramos. O padre Antonio Alvimar, que enfatizou o papel da Unimontes no desenvolvimento regional e na melhoria da qualidade de vida, disse que “a universidade é o espaço que nos ajuda a cultivar relações mais amenas”.

Pedra

Reitor e vice-reitora, Maria Ivete Soares de Almeida depositam a cápsula do tempo durante lançamento da pedra fundamental do novo auditório

Na cerimônia religiosa, o reitor João dos Reis Canela enalteceu os avanços alcançados pela Unimontes e as melhorias proporcionadas à comunidade, por meio da difusão do conhecimento. “A Unimontes tem atuado como um vigoroso instrumento de modificação da nossa sociedade. Ela demonstra uma potencialidade extraordinária”, disse. O reitor ainda acrescentou: “ao completar 51 anos de existência, a Unimontes reforça o compromisso com o desenvolvimento, balizada na dedicação e perseverança dos seus professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos”.

  • Confira artigo do reitor João dos Reis Canela sobre os 51 anos da Unimontes
  • Auditório – Logo após o culto ecumênico, o reitor e a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, acompanhados de servidores técnico-administrativos, professores, acadêmicos e convidados, deslocaram até o terreno, localizado ao lado do Restaurante Universitário, para o lançamento da pedra fundamental do auditório. Na oportunidade, foi depositada uma “cápsula do tempo”, com jornais datados de 24 de maio de 2013, a cópia do projeto arquitetônico do prédio, boletim “Unimontes em Números” (com os dados gerais da Universidade) e uma cédula de dinheiro. Conforme a tradição, será observada uma linha de tempo de 50 anos, quando a cápsula deverá ser aberta para o resgate da história da obra.  

Orçada em R$ 4,68 milhões, a obra será custeada pelo Governo do Estado e deverá ser concluída até meados de 2014. Foram iniciados serviços da primeira etapa do empreendimento, que envolvem recursos da ordem de R$ 1.789.393,39. O projeto é de auditoria dos arquitetos Eduardo Antonio Guimarães e Érika Neves Guimarães, do setor de engenharia e arquitetura da Unimontes.

+ Veja mais imagens das solenidades

obras

Canteiro de obras. Local onde será erguido o auditório com capacidade para 750 lugares (foto: Felipe Gabrich/Unimontes)

Especificações – Com 1.560 metros quadrados de área (incluindo o térreo e mezanino), o auditório terá capacidade para 750 lugares. O palco terá 12 metros de profundidade e 18 metros de largura, com pé direito de 9,5 metros. Contará com três camarins completos e com espaço para exposições de arte.

O prédio atenderá todas as exigências e normas de segurança contra incêndios, com saídas de emergência e uso de material especial no piso e nas poltronas que não propagam fogo. O projeto também contemplará todos os aspectos da acessibilidade, com rampa e cadeiras mais espaçosas, destinadas às pessoas com deficiência.

 

Confira artigo do reitor João dos Reis Canela sobre os 51 anos da Unimontes

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia