Foram lançadas oficialmente nesta sexta-feira (24 de maio) as obras do auditório da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em comemoração aos 51 anos da instituição. Antes da solenidade, foi realizado o culto ecumênico, celebrado pelo padre Antônio Alvimar Souza e pelo pastor Varlei Ramos da Silva, que contou com a participação de integrantes da gestão superior, professores, servidores técnico-administrativos, acadêmicos e convidados.
“A universidade é uma instituição onde todos precisam de uma linguagem única; todos devem ter a mesma visão e buscar o bem comum”, afirmou o pastor Varlei Ramos. O padre Antonio Alvimar, que enfatizou o papel da Unimontes no desenvolvimento regional e na melhoria da qualidade de vida, disse que “a universidade é o espaço que nos ajuda a cultivar relações mais amenas”.
Na cerimônia religiosa, o reitor João dos Reis Canela enalteceu os avanços alcançados pela Unimontes e as melhorias proporcionadas à comunidade, por meio da difusão do conhecimento. “A Unimontes tem atuado como um vigoroso instrumento de modificação da nossa sociedade. Ela demonstra uma potencialidade extraordinária”, disse. O reitor ainda acrescentou: “ao completar 51 anos de existência, a Unimontes reforça o compromisso com o desenvolvimento, balizada na dedicação e perseverança dos seus professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos”.
- Confira artigo do reitor João dos Reis Canela sobre os 51 anos da Unimontes
- Auditório – Logo após o culto ecumênico, o reitor e a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, acompanhados de servidores técnico-administrativos, professores, acadêmicos e convidados, deslocaram até o terreno, localizado ao lado do Restaurante Universitário, para o lançamento da pedra fundamental do auditório. Na oportunidade, foi depositada uma “cápsula do tempo”, com jornais datados de 24 de maio de 2013, a cópia do projeto arquitetônico do prédio, boletim “Unimontes em Números” (com os dados gerais da Universidade) e uma cédula de dinheiro. Conforme a tradição, será observada uma linha de tempo de 50 anos, quando a cápsula deverá ser aberta para o resgate da história da obra.
Orçada em R$ 4,68 milhões, a obra será custeada pelo Governo do Estado e deverá ser concluída até meados de 2014. Foram iniciados serviços da primeira etapa do empreendimento, que envolvem recursos da ordem de R$ 1.789.393,39. O projeto é de auditoria dos arquitetos Eduardo Antonio Guimarães e Érika Neves Guimarães, do setor de engenharia e arquitetura da Unimontes.
+ Veja mais imagens das solenidades
Especificações – Com 1.560 metros quadrados de área (incluindo o térreo e mezanino), o auditório terá capacidade para 750 lugares. O palco terá 12 metros de profundidade e 18 metros de largura, com pé direito de 9,5 metros. Contará com três camarins completos e com espaço para exposições de arte.
O prédio atenderá todas as exigências e normas de segurança contra incêndios, com saídas de emergência e uso de material especial no piso e nas poltronas que não propagam fogo. O projeto também contemplará todos os aspectos da acessibilidade, com rampa e cadeiras mais espaçosas, destinadas às pessoas com deficiência.
Confira artigo do reitor João dos Reis Canela sobre os 51 anos da Unimontes