O Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) doou 4 mil kits odontológicos para serem utilizados nas ações voltadas à saúde bucal da população, inseridas na programação comemorativa dos 50 anos da Universidade Estadual de Montes Claros. Os conjuntos de escova, pasta e creme dental serão distribuídos durante as atividades do projeto “UnirMontes”, realizado nos municípios que sediam os campi da Unimontes.

A entrega dos kits foi feita pela delegada regional do CRO-MG em Montes Claros, professora Jussara Melo, ao reitor João dos Reis Canela, no gabinete da Reitoria, na última quarta-feira (6/06). Também participaram do encontro a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida e o professor Gilson José Fróes, da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão.

Na oportunidade, a professora Jussara Melo destacou que a parceria entre a Universidade e o Conselho Regional de Odontologia já existe há 11 anos, resultando em melhorias para a comunidade. “Os kits serão utilizados pelos acadêmicos em palestras junto à comunidade sobre a higiene e os cuidados com a boca. Os alunos mostram a importância da saúde bucal para a manutenção da saúde geral das pessoas”, afirma a delegada regional do CRO-MG, que também é professora do curso de Odontologia da Unimontes.

No início deste ano, o CRO-MG também doou kits para as ações voltadas para a cidadania desenvolvidas por alunos da Unimontes no Projeto “Expresso Solidário”, que atendeu seis municípios do Piauí, Ceará e do Maranhão. A professora Jussara Melo lembra que a doação dos kits teve a participação de todos os associados da entidade classista, contando também com o apoio do presidente do CRO-MG, Arnaldo de Almeida Garrocho.

Ela ressalta que, ainda dentro da programação do cinqüentenário da Unimontes, está prevista para 25 de outubro (Dia do Dentista) outra ação destinada à promoção da saúde bucal, através da parceria entre a universidade e o Conselho Regional de Odontologia. Os kits doados pelo CRO-MG serão usados pelos acadêmicos do curso de Odontologia nas próximas edições do “UnirMontes”, que acontecerão em Brasília de Minas (19 de junho) e Almenara (27 e 28 de junho).

Ainda neste ano, o material será distribuído para os moradores nas atividades do projeto em Espinosa, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí.

Conforme explica o professor Gilson José Fróes, o Projeto “UnirMontes” contempla os moradores com atendimentos nas áreas de saúde, educação, justiça, esporte, lazer e assistência social. São realizadas atividades como apresentações teatrais, palestras, testes de glicemia e de pressão arterial e exames de prevenção do câncer de útero e do câncer de mama.