Qual a Responsabilidade dos Órgãos Políticos e Jurídicos? Como Analisar as Crises do Estado Brasileiro? Estas são as duas perguntas centrais do Seminário de Estudos Jurídicos, que o Centro Acadêmico “Cyro dos Anjos”, do curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros, realiza entre os dias 12 e 14 de setembro, no campus-sede. A programação ao longo dos três dias constará de minicursos e palestras, para os quais as inscrições estão abertas e prosseguem até 8 de setembro.

O evento tem como parceiros a direção do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e dos Departamentos de Direito Público Substantivo, Direito Público Adjetivo e de Direito Privado, além da coordenação do Curso de Direito e da Coordenação Regional de Estudantes de Direito de Minas Gerais.

As inscrições podem ser efetuadas no hall do CCSA pela manhã e à noite – 7h10 às 10h40 e 19h10 às 22h40. Haverá entrega de certificados (20 horas), uma vez que as atividades letivas ordinárias do curso de Direito, durante a realização do Seminário de Estudos Jurídicos, serão incorporadas à programação do evento – conforme deliberação do Colegiado do Curso.

PALESTRAS E MINICURSOS

A palestra de abertura acontecerá no dia 12/9, às 8 horas, com a Master Coach Vanessa Narciso sobre o tema: “Planejamento e Desenvolvimento de Carreiras”. Em seguida, a professora Thelma Pompeu Ribeiro Gusmão (Unimontes) abordará a “Advocacia Pública sob o enfoque do novo Código de Ética”.

Dentre os temas relacionados para as palestras estão “Desafios e obstáculos para a nova realidade do curso de Direito na Unimontes”, “A questão ética na Crise do Estado Brasileiro”, “Cidadania e Direitos Humanos: o direito de ser cidadão” e “Ministério Público: atuação, desafios e perspectivas em meio à Crise do Estado”. E ainda: “Atuação do Poder Judiciário na implementação das políticas públicas” e “O papel da OAB na crise democrática do Estado Brasileiro”.

Confira

Programação completa (locais, horários e temas)

Já os minicursos abordarão “A metodologia científica na pesquisa do Direito”, “O Controle Externo do Ministério Público em face da Atividade de Polícia Judiciária”, “A defesa do interesse difuso em juízo”, “O direito administrativo na crise política brasileira”, “Inglês Jurídico” e “A Pesquisa Científica”.

E ainda: “Técnicas de estudo, organização, planejamento e de resolução de questões na preparação do acadêmico para o Enade e o Exame de Ordem”, “Teoria da prova no Novo Código de Processo Civil”, “A desonestidade intelectual na pesquisa: o problema do plágio”, “Endividamento do consumidor e a reforma do CDC”, “As audiências no Novo Código de Processo Civil” e “Projeto de Pesquisa na área do Direito”.

Presidente da comissão organizadora, o acadêmico Fernando Soares Gomes, do 4º período noturno do curso de Direito, considera o evento como essencial para ampliar as ações complementares da graduação. “O Seminário nos permite suprir necessidades das atividades associadas ao curso, como espaço de discussão e de debate sobre as crises de ética, ambiental, a questão das minorias e dos organismos públicos. Ao mesmo tempo, estaremos aptos a encontrar soluções”, finaliza o graduando, que é bolsista de iniciação científica Fapemig/Unimontes e vice-presidente do CA Cyro dos Anjos.

SERVIÇO
I Seminário de Estudos Jurídicos
Quando: 12, 13 e 14 de setembro
Local: Auditório Prédio 6 e salas do Prédio 1
Inscrições: Até 8 de setembro
Onde: Hall do prédio 1 – manhã e noite
Taxa para o certificado: R$ 10,00 (dez reais)

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia