Evento foi realizado na Ala da Pedriatria, do HUCF (Fotos: Wesley Gonçalves - Ascom HUCF)
Evento foi realizado na Ala da Pedriatria, do HUCF (Fotos: Wesley Gonçalves - Ascom HUCF)
Evento foi realizado na Ala da Pedriatria, do HUCF (Fotos: Wesley Gonçalves – Ascom HUCF)

Educar para preservar, ser exemplo para os filhos e incentivar a prática da leitura. Essas são algumas propostas da Secretaria Municipal de Educação (SME) oferecidas no projeto “Montes Claros na Trilha da Leitura”, que visitou a Pediatria do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), nesta terça-feira (21).

Na apresentação, as professoras e pedagogas do município trabalharam sobre o tema “Cerrado”, biodiversidade e a importância da preservação para a sustentabilidade de povos e a conservação para futuras gerações. “Todos nós devemos colaborar para a preservação do ecossistema. E vocês, pais, são exemplo para os filhos. Se cada um fizer a sua parte, todos saem ganhando. Temos a obrigação de educar nossas crianças para um futuro melhor”, convidou a pedagoga Mariângela Santiago.

Esta foi a primeira intervenção do projeto no HUCF em 2019, que existe há sete anos, visita escolas e hospitais da cidade como reflexão sobre temas atuais e a importância da leitura entre crianças, jovens e adultos.

“Amei o projeto. O HUCF está de parabéns em proporcionar esta oportunidade. É muito importante ter acesso a informações tão importantes sobre o nosso Cerrado, de forma divertida. As crianças internadas por vezes ficam inquietas, tristes, mas essa interação ajuda a amenizar a dor e a tristeza”, confidencia Jamilcia Teixeira Baleeiro Pereira, da cidade de Gameleiras (Norte de Minas), que acompanha a filha de oito anos e meio hospitalizada para uma cirurgia de retirada de adenóide e amígdalas.

CARTILHA

Um agente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, também explicou aos pais e às crianças sobre os perigos da Leishmaniose Visceral – ou Calazar, como é mais conhecido. As formas de prevenção e cuidados contra o transmissor da doença, o mosquito palha, foram bem detalhadas e absorvidas durante a palestra.

Projet0 Leitura HU Projeto narra histórias da Literatura na forma de teatro
Projeto Leitura HU Projeto narra histórias da Literatura na forma de teatro

Coordenadora da Pedagogia Hospitalar, que responde pela Escola Hospitalar Ciranda da Vida, Vilma Oneide Dias explica que “o objetivo do projeto é trabalhar o incentivo à leitura e passar a mensagem sobre a preservação ambiental. Hoje, estamos com 14 crianças internadas e é nosso compromisso proporcionar um pouco de lazer e diversão para elas, já que têm a oportunidade de despertar a consciência social sobre o espaço em que vivem e a preservação do nosso Cerrado”.

Além da ala da Pediatria, a Escola Ciranda da Vida assiste, de forma lúdica, crianças internadas no Pronto-Socorro do Hospital Universitário Clemente de Faria.

Relacionadas

Doutorandas e mestranda do PPGCS/Unimontes têm artigo premiado em 1º lugar no XXIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital
Inscrições abertas para orientadores de Iniciação Científica, via Proinic/Bic-Júnior – são 120 bolsas para a Unimontes
Unimontes oferece 180 bolsas de Iniciação Científica no BIC/Uni e 300 vagas no ICV – Inscrições até 30 de outubro
Proinic/Pibic disponibiliza para Unimontes 160 bolsas. Inscrições seguem até 30 de outubro
FAPEMIG lança chamada de apoio à infraestrutura para pesquisa na Unimontes e UEMG
Liga Acadêmica de Direito da Unimontes comemora os 37 anos da Constituição Federal de 1988