O Norte de Minas passa a contar com sua Rede de Humanização, com o objetivo de melhorar a assistência oferecida nos hospitais da região. A iniciativa surgiu a partir da experiência do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Universitário Clemente de Faria, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em articulação com várias instituições regionais.

A criação da rede de humanização foi discutida em reunião realizada no Hospital Universitário, nessa quarta-feira (1º). Além do GTH da Unimontes, o encontro contou com a participação de integrantes dos Grupos de Trabalho de Humanização do Hospital Aroldo Tourinho, da Santa Casa (Montes Claros) e do Hospital Municipal Doutor Gil Alves (Bocaiúva).

Também participaram representantes do GTH do Campus Amazonas da Funorte (Faculdades Reunidas Norte de Minas) e da Diretoria Regional de Saúde (DRS), com sede em Montes Claros.

ADEQUAÇÕES

“Esperamos que, com a iniciativa de criação da rede, os hospitais e prefeituras da região possam se adequar às exigências da Política Nacional de Humanização”, afirmou Amaro Sérgio Marques, coordenador do Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital Universitário.

O representante da Unimontes fez uma explanação sobre as ações desenvolvidas na instituição e sobre a proposta de funcionamento da rede regional de humanização. Ficou acertada a realização de encontros mensais. Em julho, por exemplo, o tema para o encontro foi definido previamente: “o acolhimento dos pacientes”.

O Hospital da Unimontes é referência no atendimento humanizado, com diversos projetos nas áreas social e cultural como “Doulas”, “Terapia da Beleza”, “Roda de Conversa”, “Capelania”, “Oficina de Pinturas”, “Doutores do Riso”, “Associação das Amigas e Voluntárias do HU”, dentre outros. Além de servidores, professores e acadêmicos, a comunidade em geral participa das iniciativas na condição de voluntários.