A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) estreitará a parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais para fortalecer as ações do curso de Engenharia Civil. O assunto foi discutido na manhã desta terça-feira (20/08), durante visita do presidente do CREA-MG, Jobson Andrade, ao reitor João dos Reis Canela, no campus-sede. Uma das missões do Conselho está no incentivo ao desenvolvimento regional, sobretudo pelo fato de o crescimento econômico estar associado às diversas áreas da Engenharia.
Também participaram do encontro o assessor especial do CREA-MG, Osvaldo Dehon; o coordenador do Conselho para o Norte de Minas, Jessé Lima; e o coordenador do curso de Engenharia Civil da Unimontes, Guilherme Augusto Guimarães Oliveira.
O reitor João Canela destacou que o curso de Engenharia Civil da Unimontes, cujas atividades foram iniciadas em fevereiro de 2012, tem uma proposta de formar profissionais com uma visão ampla, vinculada às peculiaridades do Norte de Minas. Noroeste e Vales, regiões de atuação da Universidade.
“O papel da Unimontes é trabalhar para o aperfeiçoamento da qualidade. O nosso objetivo é formar engenheiros que venham se tornar líderes a partir do domínio do conhecimento”, afirmou o reitor, que aproveitou para fazer uma apresentação das ações da universidade e das mudanças que ela proporcionou nas regiões onde atua.
Mais estímulos
Jobson Andrade enalteceu a atuação da Universidade e reiterou que a proposta do Conselho nesta gestão é estimular o desenvolvimento econômico e contribuir com os gestores públicos. Ele lembrou que, em recente encontro, a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothéa Werneck, ressaltou que o Norte de Minas é uma das regiões que mais recebem investimentos na atualidade.
“Confesso que, hoje, aprendi com a história desta universidade, pela sua capacidade de modificar o ambiente de uma região. Também me chamou a atenção a criação de um curso de engenharia civil com visão holística”, afirmou Jobson Andrade. Ele destacou a disposição do CREA-MG em incrementar a articulação com a Unimontes para contribuir no encaminhamento de pleitos junto às esferas governamentais, no sentido de buscar mais recursos para o custeio e investimentos em melhorias do curso de Engenharia Civil.
CICLO – Por sua vez, o assessor especial do CREA-MG, Oswaldo Dehon, ressaltou os propósitos da entidade em promover o Ciclo de Desenvolvimento, do qual faz parte o 3º WorkRodovias Federais Norte de Minas.
O evento organizado pela Câmara Temática de Rodovias Federais do CREA, com o apoio da Unimontes, aconteceu nesta terça-feira, em Montes Claros, com o objetivo de reunir representantes da sociedade civil e de órgãos públicos como o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) e do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER-MG) para debater os problemas do transporte na região, especialmente, em relação às BRs 135, 365 e 251, além da necessidade da conclusão do Anel Rodoviário Norte de Montes Claros.