Na tarde dessa terça-feira (24/01), o Centro “Mais Vida” de Referência em Assistência à Saúde do Idoso Eny Faria de Oliveira (CRASI) do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), recebeu a visita de representantes da Atenção Especializada Ambulatorial da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG).
Recebida pelo gestor do Centro Mais Vida-CRASI/HUCF, Ely Carlos Pereira, a equipe visitante foi integrada pelas profissionais Fernanda Santos Pereira, Tâmara Cristina de Souza e Fabiana Martins Dias de Andrade.

Na oportunidade, as representantes da SES/MG avaliaram a eficácia e a importância do serviço do HUCF dentro do programa estadual de Assistência à Saúde do Idoso. As visitantes conheceram a estrutura do Centro Mais Vida, que presta atendimento ambulatorial a 86 municípios da macrorregião norte-mineira e 132 Postos de Saúde da Família (PSF) de Montes Claros.

Em atividade desde 2008, o CRASI é voltado para o atendimento multidisciplinar do idoso frágil nas áreas de medicina, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, terapia ocupacional, serviço social, odontologia, psicologia e enfermagem, além do atendimento em reabilitação física.
Em 2022, segundo o Escritório da Qualidade do HUCF, foram realizados 70.049 procedimentos no CRASI, dentro dos 558.488 procedimentos médico-hospitalares totais realizados pelo hospital, entre consultas, exames, cirurgias e outros serviços.

O Hospital Universitário Clemente de Faria é eminentemente público e dedica 100% da sua capacidade instalada ao Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo atendimento gratuito para toda a população de Montes Claros e da Macrorregião Norte de Minas, atingindo, ainda, o Sul da Bahia.
O coordenador do Centro Mais Vida ressaltou a importância da visita da equipe da Atenção Especializada Ambulatorial da SES/MG. “A visita foi muito importante, pois mostra a proximidade do Governo de Minas junto à Unimontes, bem como a confiança no serviço prestado pelo CRASI/HUCF à população idosa”, ressaltou Ely Carlos Pereira, ao avaliar os indicadores de produção e qualidade do serviço prestado no CRASI em 2022.

3ª onda do Projeto Estratégico Saúde em Rede

Na manhã desta quarta-feira (25/01), as representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) participaram da segunda oficina da etapa preparatória da 3ª onda do Projeto Estratégico Saúde em Rede.

O evento aconteceu no auditório da Prefeitura de Montes Claros (Cidade Administrativa), das 8h às 12h e contou com a participação de gestores e referências técnicas de saúde de 17 municípios das microrregiões de Montes Claros, Bocaiúva e Francisco Sá, entre eles representantes do CRASI/HUCF da Unimontes.

Participaram, também, a Superintendente Regional de Saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques e outras autoridades técnicas da Coordenadoria de Atenção à Saúde, bem como dirigentes do Conselho de Secretarias de Saúde de Minas Gerais (COSEMS).

Projeto Estratégico Saúde em Rede é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, com participação da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP/MG).

O trabalho, em caráter excepcional e transitório, será realizado no período de 13 meses e tem como foco avançar na expansão dos serviços ambulatoriais especializados, contemplando microrregiões que não possuem Centros Estaduais de Atenção Especializada (CEAEs).

Ao todo, a SES/MG prevê investimentos da ordem superior a R$ 4,7 milhões para a estruturação dos serviços ambulatoriais especializados e a realização de 122.675 exames e consultas ambulatoriais especializadas.

Para a estruturação dessa modalidade de atendimento em Montes Claros, está previsto investimento de R$ 3,6 milhões visando a realização de 92.849 procedimentos médicos. Além de Montes Claros serão contemplados pacientes residentes em Claro dos Poções, Glaucilândia, Itacambira e Juramento.

Relacionadas

Unimontes abre período de matrículas para aprovados no Vestibular 2024
Inscrições para disciplinas isoladas do PPGEO continuam abertas
Humberto Souto, doutor Honoris Causa, parceiro e grande benfeitor da Unimontes
HUCF Adquire Equipamento Inédito pelo SUS no Norte de Minas para Cirurgias de Alta Complexidade
Unimontes realiza mais uma edição do Projeto Unimontes Solidária
Retrato do ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso
Reitor decreta luto oficial na Unimontes pelo falecimento do ex-governador Newton Cardoso