Na tarde dessa terça-feira (24/01), o Centro “Mais Vida” de Referência em Assistência à Saúde do Idoso Eny Faria de Oliveira (CRASI) do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), recebeu a visita de representantes da Atenção Especializada Ambulatorial da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG).
Recebida pelo gestor do Centro Mais Vida-CRASI/HUCF, Ely Carlos Pereira, a equipe visitante foi integrada pelas profissionais Fernanda Santos Pereira, Tâmara Cristina de Souza e Fabiana Martins Dias de Andrade.
Na oportunidade, as representantes da SES/MG avaliaram a eficácia e a importância do serviço do HUCF dentro do programa estadual de Assistência à Saúde do Idoso. As visitantes conheceram a estrutura do Centro Mais Vida, que presta atendimento ambulatorial a 86 municípios da macrorregião norte-mineira e 132 Postos de Saúde da Família (PSF) de Montes Claros.
Em atividade desde 2008, o CRASI é voltado para o atendimento multidisciplinar do idoso frágil nas áreas de medicina, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, terapia ocupacional, serviço social, odontologia, psicologia e enfermagem, além do atendimento em reabilitação física.
Em 2022, segundo o Escritório da Qualidade do HUCF, foram realizados 70.049 procedimentos no CRASI, dentro dos 558.488 procedimentos médico-hospitalares totais realizados pelo hospital, entre consultas, exames, cirurgias e outros serviços.
O Hospital Universitário Clemente de Faria é eminentemente público e dedica 100% da sua capacidade instalada ao Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo atendimento gratuito para toda a população de Montes Claros e da Macrorregião Norte de Minas, atingindo, ainda, o Sul da Bahia.
O coordenador do Centro Mais Vida ressaltou a importância da visita da equipe da Atenção Especializada Ambulatorial da SES/MG. “A visita foi muito importante, pois mostra a proximidade do Governo de Minas junto à Unimontes, bem como a confiança no serviço prestado pelo CRASI/HUCF à população idosa”, ressaltou Ely Carlos Pereira, ao avaliar os indicadores de produção e qualidade do serviço prestado no CRASI em 2022.
3ª onda do Projeto Estratégico Saúde em Rede
Na manhã desta quarta-feira (25/01), as representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) participaram da segunda oficina da etapa preparatória da 3ª onda do Projeto Estratégico Saúde em Rede.
O evento aconteceu no auditório da Prefeitura de Montes Claros (Cidade Administrativa), das 8h às 12h e contou com a participação de gestores e referências técnicas de saúde de 17 municípios das microrregiões de Montes Claros, Bocaiúva e Francisco Sá, entre eles representantes do CRASI/HUCF da Unimontes.
Participaram, também, a Superintendente Regional de Saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques e outras autoridades técnicas da Coordenadoria de Atenção à Saúde, bem como dirigentes do Conselho de Secretarias de Saúde de Minas Gerais (COSEMS).
Projeto Estratégico Saúde em Rede é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, com participação da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP/MG).
O trabalho, em caráter excepcional e transitório, será realizado no período de 13 meses e tem como foco avançar na expansão dos serviços ambulatoriais especializados, contemplando microrregiões que não possuem Centros Estaduais de Atenção Especializada (CEAEs).
Ao todo, a SES/MG prevê investimentos da ordem superior a R$ 4,7 milhões para a estruturação dos serviços ambulatoriais especializados e a realização de 122.675 exames e consultas ambulatoriais especializadas.
Para a estruturação dessa modalidade de atendimento em Montes Claros, está previsto investimento de R$ 3,6 milhões visando a realização de 92.849 procedimentos médicos. Além de Montes Claros serão contemplados pacientes residentes em Claro dos Poções, Glaucilândia, Itacambira e Juramento.