Reitor, professores, servidores e alunos da Unimontes ao lado de militares dos Bombeiros na central de recebimento de donativos do SESC (Fotos: Divulgação PREx)

O voluntariado é uma das frentes assumidas pela Universidade Estadual de Montes Claros neste momento de convivência com o Novo Coronavírus (Covid-19). A instituição é uma das agentes da Rede Solidária, campanha que envolve diversas entidades de classe e órgãos públicos na possibilidade de ajudar as pessoas que vivem em locais onde os riscos sociais foram potencializados nesta situação de isolamento social e de redução de renda por causa da pandemia.

Entre os parceiros estão o SESC-MG, por meio do programa Mesa Brasil, Prefeitura e secretarias municipais, Polícia Militar, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Corpo de Bombeiros, Maçonaria e representações do comércio, indústria e serviços.

O trabalho de mobilização no âmbito acadêmico é da Pró-Reitoria de Extensão, por meio do projeto Unimontes Solidária. Há cerca de um mês, acadêmicos, professores, servidores e egressos se colocam à disposição para o recebimento, organização e a distribuição de donativos, entre alimentos e produtos de higiene pessoal e de limpeza, considerados de primeira necessidade. O alcance prioritário é para as famílias carentes devidamente cadastradas pelos programas e serviços sociais do município.

A equipe da Unimontes auxilia na separação, logística e distribuição dos donativos para famílias devidamente cadastradas nas entidades assistenciais

O “QG” da Rede Solidária funciona na sede do Serviço Social do Comércio, no Centro de Montes Claros, onde é recebida a maior parte dos donativos. Os voluntários da Unimontes assumem a preparação e montagem de cestas básicas, separação de mantimentos e hortifrutigranjeiros, além da parte administrativa, no transporte e na entrega nas sedes de entidades sociais cadastradas, que, por sua vez, repassam às famílias carentes.

MOBILIZAÇÃO

Coordenador do projeto Unimontes Solidária, o professor Gilson José Fróes explica que não há um número fixo de colaboradores e que todos que se sentirem à vontade podem ajudar a Rede Solidária. Diante da demanda, a mobilização é feita por meio dos grupos de WhatsApp e de redes sociais.

“Com o aval da gestão superior, reforçamos este compromisso da Universidade em colaborar com o próximo. Além de atuar na linha de frente da saúde, como referência de atendimento ao Novo Coronavírus no Hospital Universitário, a Unimontes serve a população com a sua expertise no voluntariado”, explica. Gilson se revela impressionado com a boa ação das pessoas e cita, como exemplo, a iniciativa de produtores agrícolas da região de Pirapora que já eram parceiros do programa Mesa Brasil e, neste momento, ampliaram a colaboração, efetivando a doação de quase 10 toneladas de frutas, legumes e verduras.

O reitor Antonio Alvimar Souza fez questão de acompanhar um dia de voluntariado. Nesta sexta-feira (24/4), esteve na central de coordenação da Rede Solidária e depois visitou na Casa São Bento, no Bairro Village do Lago, uma das entidades cadastradas no atendimento às famílias em vulnerabilidade social. “Os acadêmicos e egressos já conhecem a essência do projeto Unimontes Solidária e, agora, ampliam este gesto de cidadania, ajudando a construir uma sociedade em que você se compromete com as outras pessoas”, declarou o reitor, ao enfatizar a participação do setor de transportes da Universidade na logística de distribuição dos donativos.

PARCEIROS

Diretor social do SESC/Montes Claros, Adão Soares ressaltou a parceria com a Unimontes. “Aprendemos como egressos da própria Universidade este compromisso solidário e, agora, damos continuidade a este aprendizado ajudando centenas e até milhares de pessoas que realmente precisam”, disse.

Para Mariana Magalhães, coordenadora assistencial do SESC e também egressa da Unimontes, a Rede Solidária cumpre um dos papéis da Universidade ao dar retorno para a comunidade das práticas e compromissos sociais. “Como aluna, tive a oportunidade de praticar o voluntariado e contribuir de forma tão relevante com a minha formação profissional e cidadã”.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia