Reitor, professores, servidores e alunos da Unimontes ao lado de militares dos Bombeiros na central de recebimento de donativos do SESC (Fotos: Divulgação PREx)

O voluntariado é uma das frentes assumidas pela Universidade Estadual de Montes Claros neste momento de convivência com o Novo Coronavírus (Covid-19). A instituição é uma das agentes da Rede Solidária, campanha que envolve diversas entidades de classe e órgãos públicos na possibilidade de ajudar as pessoas que vivem em locais onde os riscos sociais foram potencializados nesta situação de isolamento social e de redução de renda por causa da pandemia.

Entre os parceiros estão o SESC-MG, por meio do programa Mesa Brasil, Prefeitura e secretarias municipais, Polícia Militar, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Corpo de Bombeiros, Maçonaria e representações do comércio, indústria e serviços.

O trabalho de mobilização no âmbito acadêmico é da Pró-Reitoria de Extensão, por meio do projeto Unimontes Solidária. Há cerca de um mês, acadêmicos, professores, servidores e egressos se colocam à disposição para o recebimento, organização e a distribuição de donativos, entre alimentos e produtos de higiene pessoal e de limpeza, considerados de primeira necessidade. O alcance prioritário é para as famílias carentes devidamente cadastradas pelos programas e serviços sociais do município.

A equipe da Unimontes auxilia na separação, logística e distribuição dos donativos para famílias devidamente cadastradas nas entidades assistenciais

O “QG” da Rede Solidária funciona na sede do Serviço Social do Comércio, no Centro de Montes Claros, onde é recebida a maior parte dos donativos. Os voluntários da Unimontes assumem a preparação e montagem de cestas básicas, separação de mantimentos e hortifrutigranjeiros, além da parte administrativa, no transporte e na entrega nas sedes de entidades sociais cadastradas, que, por sua vez, repassam às famílias carentes.

MOBILIZAÇÃO

Coordenador do projeto Unimontes Solidária, o professor Gilson José Fróes explica que não há um número fixo de colaboradores e que todos que se sentirem à vontade podem ajudar a Rede Solidária. Diante da demanda, a mobilização é feita por meio dos grupos de WhatsApp e de redes sociais.

“Com o aval da gestão superior, reforçamos este compromisso da Universidade em colaborar com o próximo. Além de atuar na linha de frente da saúde, como referência de atendimento ao Novo Coronavírus no Hospital Universitário, a Unimontes serve a população com a sua expertise no voluntariado”, explica. Gilson se revela impressionado com a boa ação das pessoas e cita, como exemplo, a iniciativa de produtores agrícolas da região de Pirapora que já eram parceiros do programa Mesa Brasil e, neste momento, ampliaram a colaboração, efetivando a doação de quase 10 toneladas de frutas, legumes e verduras.

O reitor Antonio Alvimar Souza fez questão de acompanhar um dia de voluntariado. Nesta sexta-feira (24/4), esteve na central de coordenação da Rede Solidária e depois visitou na Casa São Bento, no Bairro Village do Lago, uma das entidades cadastradas no atendimento às famílias em vulnerabilidade social. “Os acadêmicos e egressos já conhecem a essência do projeto Unimontes Solidária e, agora, ampliam este gesto de cidadania, ajudando a construir uma sociedade em que você se compromete com as outras pessoas”, declarou o reitor, ao enfatizar a participação do setor de transportes da Universidade na logística de distribuição dos donativos.

PARCEIROS

Diretor social do SESC/Montes Claros, Adão Soares ressaltou a parceria com a Unimontes. “Aprendemos como egressos da própria Universidade este compromisso solidário e, agora, damos continuidade a este aprendizado ajudando centenas e até milhares de pessoas que realmente precisam”, disse.

Para Mariana Magalhães, coordenadora assistencial do SESC e também egressa da Unimontes, a Rede Solidária cumpre um dos papéis da Universidade ao dar retorno para a comunidade das práticas e compromissos sociais. “Como aluna, tive a oportunidade de praticar o voluntariado e contribuir de forma tão relevante com a minha formação profissional e cidadã”.

Relacionadas

Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”
Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente
Sertão/Unimontes recebe inscrições para I Simpósio Integrado de Inovação – Evento vai ocorrer em novembro
Unimontes lança sua primeira Especialização em IA – Inscrições seguem até 30 de novembro