Agentes comunitários de saúde de 33 cidades da região serão avaliados
A Unimontes realiza pesquisa que pretende avaliar as condições de trabalho e saúde dos agentes de saúde comunitários do Norte de Minas durante a pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19).
O estudo é desenvolvido no âmbito dos programas de Pós-Graduação de Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS) e em Ciências da Saúde (PPGCS). Serão avaliados agentes comunitários de saúde de 33 cidades da região.
Uma das participantes do projeto de pesquisa, a professora doutora Rosângela Ramos Veloso Silva (do PPGCPS e do Departamento de Educação Física e do Desporto da Unimontes), explica que será aplicado um formulário on-line para a coleta de dados. O questionário pelo modelo eletrônico contemplará comtemplará aspectos sociodemográficos, características ocupacionais, estilo de vida, condições de saúde e emocionais, qualidade de vida profissional e atuação dos agentes de saúde diante da Covid-19.
O Grupo de pesquisadores também criou o Portal do ACS- www.portaldoacs.com.br que será uma ferramenta permanente de apoio de informações entre a equipe do Programa de Pós-Graduação de Saúde Primário em Saúde e os agentes comunitários de saúde.
A pesquisa é coordenada pela professor doutor Antônio Prates Caldeira e conta com o envolvimento dos professores doutores Alysson Steve Mota Lacerda, João Mendes, Lucineia de Pinho, Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito, Marise Silveira Fagundes, Orlene Veloso, Rosângela Ramos Veloso Silva, Desirée Sant’Ana Haikal e Luiza Augusta Rosa Rossi Barbosa e Josiane Santos Brant Rocha.
Participam ainda da pesquisa estudantes de mestrado e doutorado, alunos de graduação e iniciação científica da Unimontes.
A importância do agente comunitário de saúde
O trabalho do agente comunitário de saúde (ACS) é essencial para o funcionamento do serviço de atenção básica. O trabalho do ACS tem ênfase na promoção da saúde, monitorando e estimulando hábitos saudáveis. Também tem destaque na prevenção de doenças, orientando e facilitando intervenções precoces nas comunidades onde atua.
Neste aspecto, além de levantar informações informações sobre a saúde física e emocional dos ACS durante a pandemia do COVID-19, a pesquisa da Unimontes vai desenvolver estratégias de intervenções em educação e saúde para estes profissionais da saúde.