A manhã deste domingo (28/09) foi marcada por esporte, integração e valorização da vida, com a realização da 3ª edição da corrida “Eles com Elas pela Vida”. A prova foi promovida pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), com a participação de 600 inscritos. O evento integrou a campanha “Setembro Amarelo – Se precisar, peça ajuda”, de prevenção ao suicídio.
A largada foi dada pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, acompanhado do superintendente do HUCF, professor Iuri Simões. “A corrida vai além do incentivo ao esporte. Ela simboliza o cuidado coletivo e a união em torno de um tema essencial: a valorização da vida. A Unimontes cumpre seu papel social quando mobiliza estudantes, servidores e a comunidade para uma causa tão significativa”, destacou o reitor.
Já o superintendente do HUCF reforçou o papel do hospital na iniciativa: “O Setembro Amarelo nos lembra que saúde mental e bem-estar precisam caminhar junto com a saúde física. O HUCF, ao lado da Universidade, abre suas portas para dialogar com a população e mostrar que estamos juntos na prevenção ao suicídio e no apoio à vida”, afirmou Iuri Simões.
Os gestores também participaram da entrega das premiações aos vencedores, reforçando a importância da iniciativa.
O percurso de cinco quilômetros movimentou as ruas do bairro Santo Expedito e adjacências, atrás do HUCF, com o apoio de servidores, estudantes e parceiros. A organização contou com a colaboração do CRASI – Centro “Mais Vida” de Referência em Assistência ao Idoso, do HUCF/Unimontes, cuja equipe de Fisioterapia realizou atendimentos de recuperação, oferecendo liberação (técnica de estímulo e relaxamento muscular) e massagem aos atletas após a corrida. A atividade contou ainda com o auxílio da Liga Desportiva da Afaya Unif-Moc.
A ação também teve o apoio de instituições locais. A empresa Brasnica esteve presente com a distribuição de frutas aos participantes, reforçando a proposta de bem-estar e alimentação saudável. Outras entidades parceiras como a Vip Odontologia colaboraram na estrutura da competição.
Ao final, os atletas receberam troféus e medalhas, de acordo com a classificação geral e por faixa etária, além da premiação em dinheiro para os cinco primeiros colocados das categorias masculina e feminina.
Mais do que uma competição, a corrida “Eles com Elas pela Vida” reafirmou o compromisso da Unimontes e do Hospital Universitário com a promoção da saúde física, mental e emocional, envolvendo estudantes, servidores, comunidade e apoiadores em um grande movimento pela valorização da vida.
Fotos: Ascom Unimontes

















