A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) trabalha para fortalecer a integração com o Corpo de Bombeirose o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas – Cisrun. A meta é ampliar e melhorar a prestação de serviços à comunidade, como nos atendimentos de emergência ofertados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo próprio Corpo de Bombeiros.

A questão foi discutida em encontro entre os representantes das instituições com o reitor João dos Reis Canela, nesta terça-feira (23/07), no gabinete do reitor e contou com a participação do comandante do 7º Batalhão de Bombeiro Militar, tenente coronel Sérgio Ricardo Santos de Oliveira; do subcomandante da unidade, capitão Laércio de Oliveira Ferreira, e do comandante da Companhia Operacional dos Bombeiros, capitão Andrey Márcio Gomes, juntamente com o diretor executivo do Cisrun, Edinardo Rodrigues Lopes.

O Hospital Universitário Clemente de Faria também participará das ações. Nesse sentido, o encontro contou, ainda, com as presenças do superintendente do HUCF, José Otávio Braga Lima; e dos diretores do hospital: Romildo D`Angelis (diretor Clínico e coordenador de Clínica Cirúrgica); Cássio André de Souza Vieira (diretor acadêmico), Mírian Alves Faustino Mendes (diretora de enfermagem) e Cláudia Rocha Biscotto (diretora assistencial).

Durante a reunião, foi discutida a implementação de ações práticas que possam resultar na melhoria do atendimento de urgência e emergência, levando em conta o próprio crescimento da população e as alternativas para facilitar a logística e a agilidade nos deslocamentos.

Duas unidades

Uma das idéias apresentadas é a implantação de um posto de atendimento do Corpo de Bombeiros e do Samu na área da Policlínica Doutor Hermes de Paula (antiga Famed), na rua Doutor Veloso. O objetivo é melhorar as ações de urgência e emergência na área Central da cidade.

Também foi apresentada a proposta para a instalação de uma unidade avançada de urgência e emergência no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro. O objetivo é o atendimento da própria comunidade acadêmica e à população dos bairros próximos ao campus da Unimontes.

“A nossa proposta é buscar a integração com a Unimontes, o Hospital Universitário e o Cisrun, a fim de assegurar o pleno atendimento à população na área de urgência e emergência”, afirmou o comandante do 7º Batalhão de Bombeiro Militar, tenente coronel Sérgio Ricardo Santos de Oliveira. Ele salientou que deverão ocorrer novas reuniões entre os parceiros para incrementar a proposta de parceria e integração. “Também vamos trabalhar na busca de recursos para viabilizar os projetos”, assinalou o comandante do 7º BBM.

Por sua vez, o reitor João Canela destacou que a Unimontes sente-se valorizada e comprometida para a implementação das ações de melhoria do atendimento de urgência e emergência, a partir da integração com o Corpo de Bombeiros e com o Cisrun/Samu. “Com essa iniciativa, a universidade oferece a contrapartida para a sociedade, para a qual está voltada”, assegurou o reitor.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia