Os municípios de Coração de Jesus e Cristália, ambos no Norte de Minas, serão os próximos beneficiados pelo projeto “Unimontes Solidária”, da Universidade Estadual de Montes Claros. O anúncio sobre a escolha das sedes que serão atendidas em janeiro e fevereiro aconteceu ao final da tarde dessa segunda-feira (07/1) em reunião do reitor João dos Reis Canela com os prefeitos e demais representantes dos municípios. Na oportunidade, foram assinados os respectivos temos de compromissos.

Com participação de 80 acadêmicos em diversos serviços voluntários das áreas de saúde, educação, meio ambiente, direito, cidadania, cultura, esporte e lazer, as ações do Unimontes Solidária serão iniciadas no dia 11 de janeiro, em Coração de Jesus, distante 80 quilômetros de Montes Claros, onde a representação da universidade ficará até o dia 20 de janeiro. O atendimento em Cristália, localizada a 160 quilômetros de Montes Claros, ocorrerá entre 26 de janeiro a 4 de fevereiro.

Estiveram presentes ao encontro o prefeito Pedro Magalhães Araújo Neto e o vice-prefeito de Coração de Jesus, professor Cândido Helder Mota Almeida (também secretário municipal de Educação); o prefeito de Cristália, Eduardo Medeiros Cabral, e a primeira-dama e secretária municipal de Saúde, Elizete Dias Cabral.

assinatura reitor

Reitor João dos Reis Canela durante assinatura de Termo de Compromisso com prefeitos (Fotos: Andrey Librelon)

“Este momento consagra mais uma vez o compromisso da Universidade Estadual de Montes Claros com a melhoria da qualidade de vida da população regional”, observou o reitor João Canela.

Já o prefeito de Coração de Jesus, Pedro Magalhães, salientou que “é importante a realização de atendimentos à população do município pelos acadêmicos em todas as áreas do conhecimento, com significativos resultados práticos”. Segundo ele, “além do projeto de extensão, é sonho de todo prefeito contar com uma unidade avançada de uma universidade de peso como a Unimontes em seu município”.

Por sua vez, o prefeito de Cristália, Eduardo Medeiros Cabral, frisou que a participação do município no projeto atende a um pedido da população. “Acredito que a cidade só tem a ganhar com a presença da Universidade. Esse é o primeiro passo para consolidar o nosso sonho maior de contar com uma unidade da Unimontes em nosso município”, concluiu o prefeito Eduardo Medeiros.

CRONOGRAMA

prefeito reitor

Prefeito eleito de Cristália, Eduardo Cabral, durante conversa com reitor da Unimontes

Cada município receberá a visita de 40 acadêmicos de diversos cursos do campus-sede e de outros campi da Unimontes. Os professores Gilson José Fróes e Marcelo Resende, da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), serão os responsáveis pela supervisão dos trabalhos, que consistem no atendimento à população geral. Em geral, são realizadas palestras educativas sobre prevenção e controle da pressão arterial, diabetes, gravidez na adolescência, DSTs e câncer de mama; oficinas de pintura e colagem; ruas de lazer; iniciação em língua estrangeira; orientação sobre os serviços judiciários; palestras sobre associativismo e cooperativismo; pesquisas culturais, oficinas de música, dentre outras promoções.

Coração de Jesus possui uma população de 26,3 mil habitantes (censo de 2010 – IBGE) e apresenta um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,68. Cristália conta com uma população de 5.881 habitantes (censo de 2010/IBGE) e IDH de 0,64.

O PROJETO – O Unimontes Solidária é destinado, especialmente, a cidades que ainda apresentam Índice de Desenvolvimento Humano abaixo da média do Estado, localizadas no Norte de Minas e nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Os estudantes da Universidade aplicam na prática os conhecimentos adquiridos em salas de aula. Criado em 2003, o projeto extensionista, já em sua 17ª edição, atendeu até agora 26 municípios das regiões abrangidas, beneficiando a mais de 150 mil pessoas.

O encontro do reitor João Canela com os prefeitos contou, ainda, com a participação dos pró-reitores Marina Ribeiro Queiroz (Extensão) e João Felício Rodrigues Neto (Ensino); da assessora de Gestão Estratégica e Inovação, Joelina da Conceição Alves de Almeida; e do professor Wilson Atair Ramos, superintendente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), além de assessores e coordenadores.

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia