Proposta para nova licenciatura atenderia a formação de professores para demanda das escolas rurais no Norte e Vale

A Universidade Estadual de Montes Claros participa de uma rede de articulação regional, com alcance principalmente no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, para viabilizar a oferta, em breve, do curso de licenciatura em Pedagogia da Terra. O assunto foi tema de reunião na última semana (17/11), entre a Reitoria e as coordenadoras do projeto, vinculadas ao Departamento de Educação, e representantes de movimentos sociais.

No encontro com o reitor Antonio Alvimar Souza, vice-reitora Ilva Ruas de Abreu e pró-reitora Helena Papa (Ensino), foi apresentado o escopo do projeto político-pedagógico (PPP) do curso, elaborado pelo Laboratório de Educação do Campo no Semiárido Mineiro: Diversidade, Território e Agroecologia (LabÉdoCampo/Unimontes) – e parceiros.

Reunião na Reitoria para a apresentação do projeto de oferta do curso de Pedagogia da Terra

Quando finalizado, o PPP será encaminhado ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx), a quem cabe a apreciação e aprovação da oferta do curso. A Unimontes já tem o histórico de oferta dos cursos de Magistério no Campo (nível médio) e de Pedagogia no Campo (licenciatura), além da especialização em Educação do Campo, na modalidade a distância.

DIÁLOGO

Coordenadoras do projeto, as professoras Magda Martins Macedo, Maria Auxiliadora Amaral Silveira e Andréa Narciso Rocha de Paula destacaram a importância do diálogo com os mais diversos segmentos afins na elaboração da proposta, sobretudo com os programas de pós-graduação da Universidade, movimentos sociais e a Rede Mineira e o Fórum Nacional de Educação no Campo.

Além de incentivar a formação de professores, segundo as professoras, o curso proposto pela Unimontes atenderia a demanda para as séries iniciais do ensino fundamental, educação infantil e a educação de jovens e adultos (EJA), além, de reforçar a oferta de licenciatura em Educação no Campo, como já acontece com os cinco cursos já ministrados pelas Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), do Vale do Jequitinhonha e do Mucuri (UFVJM), de Viçosa (UFV) e do Triângulo Mineiro (UFTM), além do Instituto Federal do Sul de Minas.

Na oportunidade, elas compartilharam a carta-compromisso de fomento à educação superior para os povos no campo, elaborada durante a II Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária e da Educação (JURA), realizada em abril, pela Unimontes. O documento foi assinado por quase 90 representantes de movimentos sociais, associações comunitárias, ONG’s, lideranças políticas estaduais, regionais e municipais, grupos de pesquisa, escolas e representações populares de agricultores familiares, quilombolas e ribeirinhos.

ABRANGÊNCIA

Professores e representantes de movimentos sociais participaram também pelo formato virtual (Fotos: Ascom)

O reitor Antonio Alvimar e a vice-reitora Ilva Ruas fizeram o agradecimento a todos os envolvidos na proposta de criação do curso de Pedagogia da Terra na Unimontes. “Precisamos repensar os nossos cursos, especialmente quando as estruturas pedagógicas podem refletir as realidades regionais e preservar as identidades de onde a Unimontes está inserida”, destacou o reitor.

A vice-reitora sugeriu que, diante da diversidade de povos e culturas na área de abrangência da Universidade, mais adiante a ideia poderia abranger, também, a oferta do curso de Pedagogia para outras comunidades tradicionais, como os quilombolas e os vazanteiros.

Samuel Costa, pedagogo da Terra, e Yan Victor Leal da Silva, doutorando em Desenvolvimento Social pela Unimontes, participaram da reunião como representantes de movimentos sociais envolvidos no projeto de criação do curso. Em números, destacaram o alcance que a proposta da Unimontes pode ter. Segundo eles, 30% do campesinato do Brasil estão em Minas Gerais e, nos municípios do Norte de Minas com população abaixo dos 20 mil habitantes, 75% dos moradores estão baseados na economia rural.

Relacionadas

Unimontes abre período de matrículas para aprovados no Vestibular
Inscrições para disciplinas isoladas do PPGEO continuam abertas
Humberto Souto, doutor Honoris Causa, parceiro e grande benfeitor da Unimontes
HUCF Adquire Equipamento Inédito pelo SUS no Norte de Minas para Cirurgias de Alta Complexidade
Unimontes realiza mais uma edição do Projeto Unimontes Solidária
Retrato do ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso
Reitor decreta luto oficial na Unimontes pelo falecimento do ex-governador Newton Cardoso