O Brasil necessita de  mais investimentos em ciência e tecnologia e na qualificação de recursos humanos. Por outro lado, a pós-graduação precisa de uma reflexão, buscando melhorias e resultados mais relevantes para a sociedade. Esse ponto de vista foi colocado pela  coordenadora de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Sônia Nair Báo, durante palestra de abertura do II Congresso Internacional em Ciências da Saúde, em Montes Claros, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira Sudene (Amams).

A solenidade de abertura foi presidida pela vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu, que ressaltou o esforço dos coordenadores dos programas de pós-graduação da Unimontes,bem como os professores, pesquisadores e alunos dos cursos. “Mesmo com a dificuldades e limitações, nossos cursos de pós-graduação tem alcançado significativos avanços”, enfatizou a vice-reitora.

A iniciativa é da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes),por intermédio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e dos Programas de Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde (PPGCS), em Biotecnologia (PPGB) e Pós-Graduação Stricto Sensu em Cuidados Primários em Saúde (PPGPS).

“O objetivo é discutir como podemos melhorar a pesquisa científica e, a partir dela, desenvolver produtos úteis para sociedade. Assim, buscamos melhor interação entre a universidade e a comunidade”, destacou o pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Andre Luiz Sena Guimarães. Ele ressaltou ainda que o congresso internacional já demonstra a integração da universidade com a indústria, com a promoção de parcerias entre a instituição e empresas como a dinarmaquesa Novo Nordisk e a MSD Saúde Animal, da área de biotecnologia.

A coordenadora de Avaliação da Capes/MEC, Sônia Nair Báo, abordou o tema “O Futuro da Pós-Graduação no Brasil”. Ela ressaltou os avanços da pós-graduação Stricto sensu, fazendo um comparativo do setor nos últimos dois anos.

NÚMEROS DA CAPES

De acordo com os números da Capes/MEC, em 2017, o país contava com a aprovação de 4.296 programas de pós-graduação stricto sensu, somando 3.476 cursos de mestrado e 2.219 doutorados. Em 2019, os programas de pós-graduação passaram para 4.593, com o funcionamento de  3.476 mestrados e 2.427 doutorados aprovados pela Capes/MEC.

Sônia Báo  informou ainda que está sendo elaborado uma nova proposta para os programas de pós-graduação no Brasil, que será baseada numa “reflexão” sobre  o setor e o funcionamento dos programas, envolvendo as universidades. O plano é denominado “Reflexos  positivos para a formulação de políticas públicas”.

Nesta reflexão, segundo a coordenadora, deverão ser avaliadas questões como ensino e aprendizagem, impacto e relevância para sociedade, internacionalização, inovação e transferência de conhecimento e produção de conhecimento.

TRANSFORMAR PESQUISA EM PRODUTO

O pró-reitor de Pós-Graduação proferiu a palestra “Como transformar pesquisas científicas em produtos úteis para a comunidade e a indústria?”. A palestra aborda estratégias e parcerias firmadas pela Unimontes com outras universidades e empresas privadas como forma de viabilizar a implantação de estudos científicos que resultem em processos, patentes e produtos para a comunidade. Ainda nesta segunda-feira, foi proferida palestra pelo diretor de Operações da Indústria MSD Saúde Animal (que incorporou a antiga Valle em Montes Claros), Raul Diaz Lugo. O diretor abordou “A produção de vacinas veterinárias: o momento atual e futuras perspectivas”.

O II Congresso Internacional em Ciências da Saúde prossegue até esta quarta-feira (02/10), juntamente com o I Congresso Internacional em Biotecnologia e o I Congresso Internacional em Cuidados Primários.

TAGS:PRPG

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes