O Brasil necessita de  mais investimentos em ciência e tecnologia e na qualificação de recursos humanos. Por outro lado, a pós-graduação precisa de uma reflexão, buscando melhorias e resultados mais relevantes para a sociedade. Esse ponto de vista foi colocado pela  coordenadora de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Sônia Nair Báo, durante palestra de abertura do II Congresso Internacional em Ciências da Saúde, em Montes Claros, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira Sudene (Amams).  

A solenidade de abertura foi presidida pela vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu, que ressaltou o esforço dos coordenadores dos programas de pós-graduação da Unimontes,bem como os professores, pesquisadores e alunos dos cursos. “Mesmo com a dificuldades e limitações, nossos cursos de pós-graduação tem alcançado significativos avanços”, enfatizou a vice-reitora.

A iniciativa é da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes),por intermédio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e dos Programas de Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde (PPGCS), em Biotecnologia (PPGB) e Pós-Graduação Stricto Sensu em Cuidados Primários em Saúde (PPGPS).

“O objetivo é discutir como podemos melhorar a pesquisa científica e, a partir dela, desenvolver produtos úteis para sociedade. Assim, buscamos melhor interação entre a universidade e a comunidade”, destacou o pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Andre Luiz Sena Guimarães. Ele ressaltou ainda que o congresso internacional já demonstra a integração da universidade com a indústria, com a promoção de parcerias entre a instituição e empresas como a dinarmaquesa Novo Nordisk e a MSD Saúde Animal, da área de biotecnologia.

A coordenadora de Avaliação da Capes/MEC, Sônia Nair Báo, abordou o tema “O Futuro da Pós-Graduação no Brasil”. Ela ressaltou os avanços da pós-graduação Stricto sensu, fazendo um comparativo do setor nos últimos dois anos.

NÚMEROS DA CAPES

De acordo com os números da Capes/MEC, em 2017, o país contava com a aprovação de 4.296 programas de pós-graduação stricto sensu, somando 3.476 cursos de mestrado e 2.219 doutorados. Em 2019, os programas de pós-graduação passaram para 4.593, com o funcionamento de  3.476 mestrados e 2.427 doutorados aprovados pela Capes/MEC.

Sônia Báo  informou ainda que está sendo elaborado uma nova proposta para os programas de pós-graduação no Brasil, que será baseada numa “reflexão” sobre  o setor e o funcionamento dos programas, envolvendo as universidades. O plano é denominado “Reflexos  positivos para a formulação de políticas públicas”.

Nesta reflexão, segundo a coordenadora, deverão ser avaliadas questões como ensino e aprendizagem, impacto e relevância para sociedade, internacionalização, inovação e transferência de conhecimento e produção de conhecimento.

TRANSFORMAR PESQUISA EM PRODUTO

O pró-reitor de Pós-Graduação proferiu a palestra “Como transformar pesquisas científicas em produtos úteis para a comunidade e a indústria?”. A palestra aborda estratégias e parcerias firmadas pela Unimontes com outras universidades e empresas privadas como forma de viabilizar a implantação de estudos científicos que resultem em processos, patentes e produtos para a comunidade. Ainda nesta segunda-feira, foi proferida palestra pelo diretor de Operações da Indústria MSD Saúde Animal (que incorporou a antiga Valle em Montes Claros), Raul Diaz Lugo. O diretor abordou “A produção de vacinas veterinárias: o momento atual e futuras perspectivas”.

O II Congresso Internacional em Ciências da Saúde prossegue até esta quarta-feira (02/10), juntamente com o I Congresso Internacional em Biotecnologia e o I Congresso Internacional em Cuidados Primários.

TAGS:PRPG

Relacionadas

Antiga reivindicação dos alunos atendida: Unimontes vai inaugurar restaurante universitário do campus de Janaúba na próxima segunda-feira
Dia do Médico: Unimontes comemora meio século da formatura de sua segunda turma de Medicina – instituição já graduou 2.401 profissionais da área
Unimontes credenciada pela Fapemig no PCRH, que oferece qualificação de professores em áreas estratégicas
3º FETEC coloca a IA em debate para transformar carreiras e formação profissional – Inscrições até o dia 28
Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”