O Fórum Permanente de Estágio Curricular Supervisionado, projeto de ensino da Universidade Estadual de Montes Claros, realiza na quarta-feira (24/3), às 20h, a primeira live do ano. O tema foca a “Educação Musical a Distância e o Ensino Remoto Emergencial: características e potencialidades na atualidade”, com o professor convidado Giann Mendes Ribeiro, docente e pesquisador do Instituto Federal e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
A participação é aberta aos acadêmicos, professores e egressos da Unimontes, com transmissão pelo YouTube: www.youtube.com/agenciamentos. A participação é gratuita mediante login no sistema Google.
O evento é organizado pelo Departamento de Estágios e Práticas Escolares (DEPE) e tem como parceiros o projeto “Agenciamentos Contemporâneos”, do Grupo de Pesquisa em Filosofia, Ciências Humanas e outros Sistemas de Pensamento, mestrado profissional em Filosofia (Pro-Filo) e a Coordenação Didática do curso de Filosofia/Unimontes.
ENSINO REMOTO
Doutor em Educação Musical pela UFRGS, o professor Giann Ribeiro é também mestre em Etnomusicologia pela UFPB e traz para a live a experiência em ensino de música, com ênfase em Educação Musical, Ensino Coletivo de instrumento, Educação Musical a Distância e Tecnologias em Educação Musical.
Atua em dois programas de pós-graduação: “Ensino” e “Educação Profissional e Tecnológica”. “Convidamos o professor Giann Ribeiro pelas diversas experiências bem sucedidas na educação musical, sobretudo com o projeto de pesquisa em “Desenvolvimento de Tecnologias Inovativas em Educação Musical” junto à Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere, na Finlândia”, destaca o professor Marco Neves, do Departamento de Estágios e Práticas Escolares (DEPE) e coordenador geral do Fórum Permanente.
Em 2020, com o tratamento excepcional remoto para as atividades acadêmicas por causa da pandemia do Novo Coronavírus, o Fórum promoveu três lives para o público em geral. A projeção agora é de realizar pelo menos uma live a cada mês.
“Por meio do Fórum podemos incrementar as oportunidades de intercâmbio profissional, a troca de experiências entre universidades e fomentar o debate para novas sugestões e estratégias que possam contribuir com a formação dos professores e a produção do conhecimento”, esclarece Marco Neves.