Órgão máximo de deliberações na instituição, o Conselho Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (Consu) constituiu um Grupo de Trabalho para criar as diretrizes de elaboração do novo estatuto da Unimontes. A proposição feita pelo presidente do Conselho, reitor João dos Reis Canela, foi aprovada na reunião ordinária do Consu realizada na semana passada (22/2), no Salão dos Conselhos, no Prédio da Reitoria (campus-sede).
A proposta de criação do Grupo de Trabalho foi aprovada por unanimidade. A partir daí, os 13 integrantes, todos eles vinculados ao Consu e que representam os segmentos de professores, servidores técnicos administrativos e acadêmicos, estabeleceram uma diretoria dentro do GT para conduzir as ações: professora Marileia de Souza (presidente), atualmente diretora do Centro de Ciências Humanas (CCH); professora Silvana Diamantino França (secretária) e professora Maria das Dores Magalhães Veloso (relatora).
Em linhas gerais, explica o presidente do Consu, professor João Canela, caberá ao grupo conduzir uma consulta à comunidade acadêmica para estabelecer as metodologias e diretrizes na concepção do novo estatuto. Ele enalteceu a importância da proposta apresentada aos conselheiros e destacou a coerência no debate para a aprovação unânime da proposta de criação do Grupo de Trabalho.
“De relevância ímpar, este grupo de trabalho será imprescindível na ausculta junto às representações da universidade em todos os segmentos: ensino, pesquisa, extensão, gestão e prestação de serviços. Uma contribuição histórica para alinhar, do ponto de vista estatutário, as ações da Unimontes como agente transformadora no Estado de Minas Gerais”, completou o reitor.
Conforme estabelecido na reunião do Consu, o Grupo de Trabalho se reunirá semanalmente. O primeiro encontro será no dia 7 de março, às 10 horas, na Sala dos Conselhos. As demais reuniões serão realizadas sempre às terças-feiras, às 10 horas. O prazo limite da comissão para apresentar ao Consu as proposições de trabalho é de 30 dias.
Ainda conforme o cronograma, a proposta final do novo estatuto deverá ser apresentada em 31 de julho. Em seguida, encaminhada para a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) para discussão e aprovação.
Também compõem o Grupo de Trabalho os conselheiros – e professores – Amário Lessa Júnior, Antônio Gonçalves Maciel, Cledinaldo Aparecido Dias, Dario Alves de Oliveira, Dirce Efigênia Brito Lopes, Elton Dias Xavier, Geraldo Antônio dos Reis, Mônica Maria Teixeira Amorim, Rômulo Barbosa Veloso e o acadêmico Guilherme Eduardo Ferreira.