O Conselho Universitário (Consu) aprovou a adesão parcial da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do MEC. A decisão foi anunciada ao final da reunião ordinária realizada na tarde dessa quarta-feira (28/08), e o ingresso da instituição deverá ocorrer a partir do 2º Processo Seletivo de 2014, em julho do ano que vem, em conformidade com a data estipulada pelo Edital do Sisu.
Pela decisão do Conselho, serão preservadas as vagas destinadas ao Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior PAES (40% do total disponibilizado pela Unimontes). Da mesma forma, será observado o cumprimento da lei estadual 15.259/2004, que institui o sistema de reserva de vagas com a seguinte divisão: 20% para afrodescendentes, 20% para egressos de escolas públicas (estes comprovadamente carentes) e 5% para pessoas com deficiência/indígenas.
O reitor João dos Reis Canela, também presidente do Conselho Universitário, ressalta a decisão como democrática e afirmou que a Universidade vai procurar a forma mais adequada possível para as adaptações, sempre preservando o interesse das pessoas envolvidas no processo, entre professores, servidores e comunidade, o que inclui os segmentos que atuam na preparação para o ingresso ao ensino superior.
“A adesão ao Sisu alinha a universidade às políticas públicas e demandas da população brasileira, mas sem perder a característica regional, o que tem sido comprovado por outras instituições estaduais de ensino superior que já aderiram ao sistema”, ressaltou o reitor João Canela. O Processo Seletivo (1/2014) previsto para dezembro deste ano será realizado seguindo o formato original da Unimontes pela Comissão Técnica de Concursos (Cotec).
Entendimentos
A partir da aprovação pelo Conselho Universitário, serão mantidos entendimentos com o MEC para encaminhamento e adequações aos procedimentos administrativos.
Deve-se ressaltar que a adesão ao Sisu assegura à instituição o acesso a recursos financeiros do MEC da ordem de R$ 1,5 milhão, para a oferta de mais de mil vagas em seus 52 cursos de graduação. Os recursos associados ao Sisu somente poderão ser utilizados em assistência estudantil, por um Plano de Trabalho elaborado pela Unimontes e submetido ao Ministério da Educação.
Para o pró-reitor de Ensino, professor João Felício Rodrigues Neto, as questões administrativas serão resolvidas em tempo hábil para o ingresso da Unimontes ao Sistema a partir do segundo Processo Seletivo de 2014, ou seja, no segundo semestre de 2014.
“A universidade, que tem um contexto regional, com atuação em 40% do território mineiro e 12 campi avançados, será beneficiada com a adesão ao Sisu, uma vez que acesso será ampliado a um número maior de estudantes”, observou o pró-reitor de Ensino, professor João Rodrigues Felício Neto.
O QUE É – O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita pelo Sistema com base na nota obtida pelo candidato do Enem. No sítio eletrônico, os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes.