A Universidade Estadual de Montes Claros participou da solenidade de reinauguração do Museu Nacional de Enfermagem (Munean), realizada no início da semana (11/9), em Salvador/BA. Após um ano fechado para intervenções, o espaço foi reaberto agora sob incorporação da estrutura administrativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A professora Orlene Veloso Dias, do Departamento de Enfermagem da Unimontes, é conselheira suplente do Cofen e esteve presente ao evento. Ela é a primeira docente da instituição a fazer parte da direção nacional da autarquia.

Instalado na Cidade Velha, parte histórica da capital baiana, o Museu destaca em seu acervo a trajetória da profissão e os marcos históricos, além de personagens da Enfermagem no Brasil, como Anna Nery, considerada a pioneira na profissão para o País – é a patronesse da Enfermagem brasileira e que dá nome ao Munean.

Orlene MuneanCom as novas intervenções, o local passa a contar, também, com o Espaço Cofen, que oferece uma exposição permanente sobre a história e o papel do Conselho Federal e das unidades regionais de cada estado. Há também a Sala Multiuso, com materiais e obras que podem ser acessadas durante a visita. O presidente do Cofen, Manoel Neri, esteve presente ao evento.

VISITA E HOMENAGEM

Em seu site, o Munean destaca as parcerias desenvolvidas com as universidades do Brasil e do exterior. Em julho de 2016, a Unimontes realizou uma ação especial no Museu, com a visita de 40 acadêmicos do curso de Enfermagem. Na oportunidade, a Universidade Estadual de Montes Claros foi homenageada pelo Cofen pelos 20 anos de implantação do curso de graduação em Enfermagem.

O Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery funciona na região do Pelourinho, em Salvador.