O Hospital Universitário Clemente de Faria, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), implanta mais um importante serviço de humanização e de busca da cidadania. Nesta quarta-feira (21/05), às 14 horas, será inaugurada a unidade interligada de Registro Civil de Nascimento da Maternidade Maria Barbosa, do HUCF. O serviço permitirá que a retirada gratuita da certidão de nascimento aconteça dentro da própria maternidade.

A iniciativa resulta de parceria entre o Hospital da Unimontes, Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil), Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Corregedoria Geral de Justiça de Minas Gerais, Ministério Público Estadual e Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Montes Claros. A solenidade de inauguração da unidade do HUCF contará com a presença do secretário da Sedese, Eduardo Bernis. Ás 16 horas, será inaugurado o mesmo serviço na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros.

A Maternidade do Hospital Universitário Clemente de Faria conta com 30 leitos e registra uma média de 180 nascimentos por mês. A coordenadora administrativa da maternidade, Arlenes Soares Silva, explica que a unidade já oferecia esse tipo de atendimento aos pais na retirada da certidão de nascimento. “Mas, antes, os documentos dos pais eram enviados para o cartório, que emitia a certidão de nascimento. A diferença agora é que a certidão será retirada dentro da própria maternidade”, explicou.

COMO SERÁ

Ainda conforme a coordenadora administrativa, o serviço da maternidade será interligado diretamente ao Cartório de Registro Civil por sistema internet. Desta forma, os pais poderão retirar a certidão no mesmo dia de nascimento de seus filhos. A emissão do documento pelo sistema on-line e a impressão da certidão de nascimento deverão durar, no máximo, 15 minutos.

Os equipamentos da unidade de registro da maternidade foram adquiridos pela Sedese e um funcionário ficará responsável diretamente pela emissão das certidões de nascimento.

Ela salienta que, atualmente, são atendidas na maternidade do HUCF mulheres de todo o Norte de Minas, que deixarão o hospital com a certidão de nascimento nas mãos, grande facilitador para o acesso aos serviços públicos e o cadastramento em programas sociais. “Vamos garantir o primeiro direito da criança ao nascer, que é a conquista da cidadania a partir da retirada da certidão de nascimento”, afirma Arlenes Silva.