“Desafios e oportunidades no sistema de Pós-Graduação no Brasil”. Este foi o tema abordado pelo diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), professor Antônio Gomes de Souza, no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), prédio 2 do campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), na manhã de sexta-feira (27/09).

A atividade fez parte da programação do II Congresso Internacional de Educação e Inovação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Com o tema “Educação e Sustentabilidade”, o simpósio ocorreu de terça-feira (24/09) a sexta-feira(27/09), com cerca de 3,5 mil inscritos.
Ao ministrar a palestra no congresso internacional da Unimontes, diretor de Avaliação da Capes/MEC destacou que, nos últimos anos, a pós-graduação no Brasil “ cresceu e evoluiu em quantidade e qualidade”. Porém, ainda existem muitos desafios a serem superados, como a necessidade do aumento dos cursos de mestrado e doutorado no interior do país.

“Utilizar a pós-graduação para qualificar os professores da educação básica e ter uma pós-graduação mais integrada com a sociedade. Isso contribuiria para resolver os diversos desafios que temos”, afirmou o professor Antônio Gomes de Souza.

Ele destacou também que, na atual conjuntura, há muito espaço para a evolução da pós-graduação.
O diretor da Capes/MEC enalteceu a importância das universidades públicas na qualificação docente e no oferecimento de cursos de mestrado e doutorado no país. Lembrou que nos últimos anos, o Brasil formou uma média de 25 mil doutores anuais, com 85% deles oriundos de universidades públicas, sendo financiadas 52.895 bolsas de doutorado e 47.187 bolsas de mestrado.

Relacionadas

Unimontes, em parceria com a Fiocruz, realiza estudo sobre teste rápido para a doença de Chagas – Ação faz parte do Projeto Cuida Chagas
Doutorandas e mestranda do PPGCS/Unimontes têm artigo premiado em 1º lugar no XXIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital
Inscrições abertas para orientadores de Iniciação Científica, via Proinic/Bic-Júnior – são 120 bolsas para a Unimontes
Unimontes oferece 180 bolsas de Iniciação Científica no BIC/Uni e 300 vagas no ICV – Inscrições até 30 de outubro
Proinic/Pibic disponibiliza para Unimontes 160 bolsas. Inscrições seguem até 30 de outubro
FAPEMIG lança chamada de apoio à infraestrutura para pesquisa na Unimontes e UEMG