A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) e do Curso de Pedagogia da universidade, realiza a conferência “A Lei 10.639/03 e a Educação Antirracista: Algumas Reflexões” nesta quinta-feira, 14 de novembro. O evento gratuito será online, das 19h30 às 21h, transmitido pelo Youtube e aberto a todos.

O ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana passou a ser obrigatório em todas as escolas, públicas e privadas, do ensino fundamental ao médio desde 2003, com a alteração feita na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), pela lei 10.639/2003. “Essa abordagem é mais do que informativa, ela busca formar estudantes capazes de reconhecer e combater o racismo estrutural, tonando a educação mais justa e igualitária”, diz Maria Nunes de França, professora do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais da Unimontes e membro integrante do NEAB.

A conferência tem por objetivo falar sobre a importância da lei 10.639/03 e trazer à reflexão temas como respeito, valorização da diversidade e a importância da equidade racial, pensando nas escolas como protagonistas na luta contra a discriminação racial e formadoras de futuras gerações para um mundo mais consciente e livre de preconceitos.

O evento conta com a participação de três conferencistas e uma mediadora, a professora Maria Nunes de França, integrante do NEAB/Unimontes. A transmissão é livre, mas, para certificação, é necessário estar inscrito no evento. As inscrições ficarão abertas até o início da conferência.

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro
Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária