O Polo 3 do Concurso Público Unificado de prefeituras do Norte de Minas, que envolve 32 municípios, recebeu cerca de 55 mil inscrições, segundo informações da Comissão Técnica de Concursos (Cotec), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O balanço preliminar foi divulgado nesta quinta-feira (11/2). A Cotec/Unimontes é responsável pela organização do certame. Com isso, o total de inscritos no concurso unificado ultrapassou a marca de 123 mil para a disputa das 8.333 vagas oferecidas em 72 cidades norte-mineiras – divididas em três polos.

Este concurso público unificado é uma iniciativa da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por intermédio da Coordenadoria Regional de Defesa do Patrimônio Público, em parceria com a Cotec/Unimontes e com o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

No Polo 3, cujas inscrições foram encerradas no dia 4 de fevereiro, são oferecidas 3.133 vagas em diversos cargos de nível médio e superior de 32 municípios das microrregiões de Bocaiuva e Januária. Na próxima semana, a Cotec/Unimontes divulgará o número oficial de candidatos do polo 3 após a conclusão do processo de pedidos de isenção da taxa de inscrição – feita pela internet.

ETAPAS CONCLUÍDAS

O processo seletivo dos polos 1 e 2 já foi concluído. No polo 1, concorreram 36.081 candidatos a 2.654 vagas oferecidas em 22 cidades. No pólo 2, foram recebidas 32.285 inscrições para a disputa de 2.546 vagas em 18 municípios. No total, considerando os dados preliminares do polo 3, foram inscritos 123.366 candidatos para concorrerem às 8.333 vagas oferecidas.

Os editais de cada município com número de vagas e cargos em cada um dos 32 locais do Polo 3 foram divulgados separadamente no site da Comissão Técnica de Concursos – www.cotec.unimontes.br. As provas de múltipla escolha estão previstas para os dias 6 e 27 de março, com aplicação nos próprios municípios.

A relação dos municípios do Polo 3 do Concurso Público Unificado é esta: Augusto de Lima, Bocaiuva, Buenópolis, Claro dos Poções, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Fruta de Leite, Guaraciama, Itacambira, Mamonas, Nova Porteirinha, Novorizonte, Olhos D’Água e Porteirinha

E ainda: Santa Cruz de Salinas, São João da Lagoa, Bonito de Minas, Cônego Marinho, Indaiabira, Januária, Juvenília, Manga, Matias Cardoso, Miravânia, Montalvânia, Pedras de Maria da Cruz, Rio Pardo de Minas, Santa Fé de Minas, São João do Paraíso, São Romão, Ubaí e Verdelândia.