O desenvolvimento de novos projetos de pesquisa e o incremento das atividades de graduação e de pós-graduação no campus-sede são os aspectos determinantes para a implantação do Centro Tecnológico da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Até março próximo, o novo espaço instalado no campus-sede, concluirá a segunda das três etapas do projeto, com a entrega do segundo pavimento para a comunidade acadêmica, em especial para os cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Sistemas.

Para o primeiro semestre letivo deste ano, as atividades práticas das graduações em Engenharia já serão realizadas no Centro Tecnológico, com o envolvimento de aproximadamente 450 alunos (300 do curso de Engenharia Civil).

O Governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) são parceiros do projeto com recursos da ordem de R$ 2,8 milhões para a construção propriamente dita e para equipamentos de laboratório dos dois primeiros andares. A concepção original prevê, até 2017, a finalização de mais um pavimento, totalizando 1,9 mil metros quadrados.

“Esta mesma estrutura permitirá à Unimontes investir, em curto e médio prazo, na oferta de cursos de mestrado e doutorado para as áreas afins da Engenharia”, analisa o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela. Há, possibilidade, ainda, de ampliação na oferta de cursos de graduação em áreas afins.

LABORATÓRIOS COMPLETOS

Além dos gabinetes para professores e salas de aula, o Centro contará com 15 laboratórios completos – cinco por andar. No térreo, por exemplo, que já receberá atividades letivas a partir de março, estão em fase de instalação os laboratórios de Hidráulica, Saneamento, Estruturas e Materiais de Construção, Transportes e de Solos.

No segundo pavimento, o projeto prevê a colocação dos equipamentos para os laboratórios de Eletrotécnica, Física, Química e de Resíduos Sólidos.

O professor Guilherme Augusto Oliveira Guimarães, coordenador do curso de Engenharia Civil, explica que o Centro, desde as primeiras produções científicas, terá o foco em vocações regionais. “Vamos produzir e desenvolver tecnologias adaptadas à região do Norte de Minas, considerando que o serviço de infraestrutura, saneamento e transportes são consideravelmente caros e, diante do cenário atual, precisamos buscar tecnologias mais viáveis”, resume o professor.

Ao final de 2016, a Unimontes promoverá a solenidade de outorga de grau para a turma inicial do curso de Engenharia Civil, com 25 novos engenheiros.