Professores, pesquisadores, alunos e servidores técnico-administrativos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) já podem acessar normalmente o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). O sistema de pesquisa virtual vinha funcionando desde o ano passado, mas ainda apresentava dificuldades  de ordem técnica, que foram sanadas.  O endereço é: www.periodicos.capes.gov.br

O portal consiste em uma biblioteca virtual que  disponibiliza consultas aos periódicos e publicações de instituições de ensino superior e de pesquisa do Brasil e do mundo. Podem ser feitas consultas sobre artigos sobre as diversas áreas do conhecimento, abrangendo as ciências ambientais, biológicas, agrárias, exatas e da terra, sociais aplicadas humanas. Podem ser realizadas pesquisas ainda sobre todas as engenharias, ciências da saúde e as áreas de Lingüística e Letras, além de trabalhos multidisciplinares.

O pró-reitor de Pesquisa da Unimontes, professor Vicente Ribeiro Rocha Junior, lembra que o portal das Capes conta com um acervo de mais de 26 mil títulos com texto completo, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatística e conteúdo audiovisual. O acesso ao banco de dados é gratuito à toda comunidade acadêmica dentro das dependências do Campus-sede em Montes Claros, Campi de Janaúba e Hospital Universitário Clemente de Faria.

ACESSO NO HOSPITAL – O acesso ao portal da Capes também foi estendido ao Hospital Universitário Clemente de Faria, contemplando professores, pesquisadores, residentes, alunos da graduação e da pós-graduação, médicos e todos os profissionais da área de saúde. “No hospital funcionam também os mestrados e o doutorado em Ciências da Saúde, além da Residência Médica em todas as áreas. O acesso ao portal proporciona consultas imediatas, o que melhorou a tomada de decisões clínicas”, observou o diretor de Desenvolvimento Acadêmico do HUCF,  Cássio André de Souza Vieira.