O Núcleo de Estudos Sismológicos da Unimontes confirma a ocorrência de um tremor natural em Montes Claros no dia 30 de maio de 2025, às 16h50. O evento teve magnitude de 1,4 e foi percebido por diversos moradores da cidade, que relataram ter sentido o abalo.

Inicialmente, uma mineradora local informou que se tratava de uma detonação, o que gerou incertezas, especialmente em função da intensidade com que o tremor foi percebido. No entanto, após apuração realizada no dia 2 de junho de 2025, junto à gerência de detonações da empresa, foi confirmado que não houve nenhuma atividade de desmonte de rochas naquela data.

É importante esclarecer que os padrões das ondas sísmicas geradas por uma detonação e por um tremor natural são bastante semelhantes nos sismogramas. Por esse motivo, é fundamental verificar cuidadosamente se houve, ou não, qualquer detonação no exato horário do evento antes de confirmar sua origem.

Diante das informações obtidas, o Núcleo de Estudos Sismológicos da Unimontes reitera seu compromisso com a transparência e a divulgação de informações precisas sobre os eventos sísmicos que ocorrem na nossa região. Assim, confirmamos que o tremor registrado em 30 de maio de 2025 foi de origem natural.

Relacionadas

Unimontes realiza Encontro de Professores Arte na Escola
Hospital da Unimontes reúne profissionais da saúde e acadêmicos em palestra no âmbito do Setembro Amarelo
III Congresso Internacional da Unimontes começa nesta quinta-feira, com mais de cinco mil inscritos e debates sobre qualidade de vida e bem-estar
Programação de Congresso Internacional da Unimontes inclui testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites no campus-sede
Trilhas de Futuro prorroga inscrições até 1º de outubro
Unimontes abre inscrições para atuação no Programa de Educação Tutorial em Ciências da Religião