A Universidade Estadual de Montes Claros, com imenso pesar, comunica o falecimento do cantor, compositor e escritor Teófilo de Azevedo Filho – Téo Azevedo –, ocorrido neste sábado (11/05), em Montes Claros, onde encontrava-se internado no Hospital Dilson Godinho.

O corpo será velado no Memorial da Santa Casa de Montes Claros, de 12 às 15 horas deste sábado. A partir das 18 horas do mesmo dia, o velório será realizadono Memorial Téo Azevedo, no distrito de Alto Belo, no município de Bocaiuva, onde acontecerá o sepultamento neste domingo (12/05), às 16 horas.

Por meio da Resolução do Conselho Universitário 11/2023, de 26 de julho de 2023, foi aprovada a concessão do Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Montes Claros a Téo Azevedo pelo seu valioso trabalho em prol da valorização e difusão da cultura, da arte e do conhecimento, especialmente, das nossas tradições, como a Folia de Reis.

Entre os trabalhos produzidos por Téo Azevedo em parceria com a Unimontes está a gravação do CD “Choro do Cerrado”, viabilizada por meio do Projeto Roda de Choro, que contou também com o apoio do Conservatório Estadual de Musica Lorenzo Fernandez (CELF). O CD reúne gravações de músicas do cantor e compositor.

Natural de Alto Belo (município de Bocaiuva) e radicado em Montes Claros, além de ter morado por um período em São Paulo, Téo Azevedo fixou o seu nome como uma das maiores expressões da cultura popular brasileira. Teve mais de 2,5 mil músicas gravadas, cerca de 3 mil trabalhos realizados, em torno de 1 mil histórias de cordel escritas e 12 livros publicados.

Nesse momento de dor e consternação, reitor, vice-reitor, demais integrantes da gestão superior, professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos da Unimontes manifestam o reconhecimento a Teo Azevedo pelo legado deixado para a cultura e as artes, especialmente, para a música de raiz e “arte catrumana”, com uma elevada contribuição para a preservação da nossa história, dos nossos costumes e de nossas tradições.

O nosso sentimento de pesar e solidariedade à família enlutada pela inestimável perda.

Montes Claros, 11 de maio de 2024.

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba