A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) comunica, com imenso pesar, o falecimento do Sr. José Francisco da Silva, servidor público e primeiro secretário adjunto de Direitos Humanos de Minas Gerais, ocorrido neste domingo (11/08), em Belo Horizonte.
O velório e o sepultamento serão realizados nesta segunda-feira (12/08), no Cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte.
Profundamente consternados, reitor, vice-reitor, demais integrantes da gestão superior, professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos lamentam a inestimável perda e reconhecem a elevada contribuição oferecida pelo ser humano e servidor José Francisco da Silva ao povo do Norte de Minas e de Minas Gerais, ao longo de sua vida pública.
José Francisco da Silva, década de 1970, atuou na coordenação do ” Projeto Montes Claros – “Extensão de Cobertura de Serviço de Saúde”, considerado o berço do Sistema Único de Saúde (SUS) e que teve como um dos seus pilares a Faculdade de Medicina do Norte de Minas (Famed), unidade da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), atual Unimontes. Ele foi chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Trabalho, na gestão de Mário Ribeiro da Silveira (também ex-prefeito de Montes Claros) e da Secretaria de Estado de Saúde, na gestão do ex-secretário José Saraiva Felipe.
Graduado em Psicologia, com especialização em Psicologia Social, José Francisco foi o primeiro secretário-adjunto de Direitos Humanos de Minas (Governo Itamar Franco). Ocupou o cargo de Ouvidor da Polícia Militar de Minas Gerais. Assumiu ainda cargos na Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, e na Subsecretaria de Integração Policial, no Governo de Minas.
Ele também deixou um enorme legado como ser humano, se destacando como defensor dos direitos humanos e em ações concretas de solidariedade em diversas instituições.
A nossa gratidão a José Francisco da Silva e as mais sinceras manifestações de sentimento à família enlutada.