A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com imenso pesar, comunica o falecimento da professora Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva, aos 98 anos, benemérita do ensino superior e da cultura, mãe da professora Maria Antonieta Silva e Silvério, do curso de Música, ocorrido neste sábado (25/01).


O velório acontecerá na manhã deste domingo (26/01), no auditório do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez, no Bairro Jardim São Luiz, em Montes Claros. O corpo será cremado no mesmo dia, em Belo Horizonte. Nesse momento de dor e consternação, reitor, vice-reitor, demais integrantes da gestão superior, professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos da Unimontes manifestam o reconhecimento à professora Marina Helena Lorenzo Fernandez Silva pela sua grande contribuição oferecida à universidade e pelo enorme legado deixado para a cultura brasileira.

Marcada pelo idealismo, sensibilidade e amor à cultura, à música e às artes, a professora Marina Helena Lorenzo Fernandez foi fundadora e primeira diretora da Faculdade de Educação Artística (Faceart), unidade da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), criada em 1986 e incorporada pelo Centro de Ciências Humanas (CCH) da atual Unimontes, que, hoje, oferece os cursos de Artes Visuais, Música e Teatro.


Com seu dinamismo e espírito visionário, em 1960, a professora Marina Lorenzo Fernândez fundou o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, que leva o nome do seu pai, o maestro e compositor Oscar Lorenzo Fernândez. Com sede em Montes Claros e unidade em Bocaiuva, o Conservatório Lorenzo Fernândez é responsável pela capacitação e valorização e de centenas de talentos artísticos e musicais, descobertos sob a inspiração de Marina Lorenzo Fernândez.

A nossa gratidão e nossas mais sinceras manifestações de sentimento à família enlutada.

Relacionadas

Representantes da Unimontes serão homenageados com a Medalha da Inconfidência – cerimônia acontecerá em Ouro Preto
Hospital Universitário recebe secretário e procurador do município para debater melhorias nos serviços de saúde
Representantes da ETS do CEPT/Unimontes participam de oficina nacional para formação de tutores do SUS
Curso de Medicina da Unimontes é o melhor de Minas Gerais, aponta o Enade/2023
Unimontes tem 55 acadêmicos beneficiados pelo Pé de Meia Licenciaturas – Segunda chamada já está aberta
Editora Unimontes lança livro sobre humor e violência da ditadura militar, a partir de contos e crônicas de Veríssimo