A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com imenso pesar, comunica o falecimento da professora, pesquisadora e folclorista Maria José Colares de Araújo Moreira, Zezé Colares, 88 anos, fundadora do Grupo Folclórico Banzé, ocorrido nesta segunda-feira (02/03), em Montes Claros.

O velório acontece no Centro Cultural Hermes de Paula. O sepultamento está marcado para o final da tarde (em horário ainda a ser definido) desta segunda-feira (02/03), no Cemitério do Bonfim. Consternados, reitor, vice-reitora, pró-reitores, diretores de Centros de Ensino, demais integrantes da gestão superior, professores, acadêmicos e servidores técnico-administrativos lamentam a inestimável perda de Zezé Colares, que foi uma grande incentivadora e benfeitora das tradições e da cultura norte-mineira e de Minas Gerais, divulgando Montes Claros, o Estado e o País  no cenário internacional.

A professora Maria José Colares esteve vinculada à Unimontes à frente do Centro de Tradições Mineiras/Museu do Folclore, atual Centro de Pesquisa e Documentação Regional (CEPEDOR), que ajudou a preservar o acervo do Grupo Folclórico Banzé. A companhia de danças folclóricas foi criada por ela, em maio de 1968, dentro do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez (CELF),  com o objetivo de estimular os alunos a conhecerem mais sobre o folclore e a história da música. O grupo, que inicialmente chamava-se “Bandinha da Zezé” – tornou-se um grande divulgador das tradições e da cultura brasileira. Participou e recebeu premiações em festivais internacionais de folclore.

Ela foi vice-presidente da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV), da qual foi a primeira presidente da seção nacional no Brasil. Também foi delegada Estadual do Comitê Internacional de Organização de Festivais Folclóricos (CIOFF).

A partir da parceria entre a Unimontes e o Grupo Folclórico Banzé, sob a liderança da sua fundadora, foram organizados diversos festivais internacionais de folclore em Montes Claros.

Zezé Colares deixa cinco filhos e 14 netos.

Nossas manifestações de sentimento à família enlutada.

2 de março de 2020

Relacionadas

Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária
Divina Providência realiza formatura de nova turma do Programa Descubra
Unimontes realiza cerimônia de colação de grau