A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com imenso pesar, comunica o falecimento da professora, pesquisadora e folclorista Maria José Colares de Araújo Moreira, Zezé Colares, 88 anos, fundadora do Grupo Folclórico Banzé, ocorrido nesta segunda-feira (02/03), em Montes Claros.

O velório acontece no Centro Cultural Hermes de Paula. O sepultamento está marcado para o final da tarde (em horário ainda a ser definido) desta segunda-feira (02/03), no Cemitério do Bonfim. Consternados, reitor, vice-reitora, pró-reitores, diretores de Centros de Ensino, demais integrantes da gestão superior, professores, acadêmicos e servidores técnico-administrativos lamentam a inestimável perda de Zezé Colares, que foi uma grande incentivadora e benfeitora das tradições e da cultura norte-mineira e de Minas Gerais, divulgando Montes Claros, o Estado e o País  no cenário internacional.

A professora Maria José Colares esteve vinculada à Unimontes à frente do Centro de Tradições Mineiras/Museu do Folclore, atual Centro de Pesquisa e Documentação Regional (CEPEDOR), que ajudou a preservar o acervo do Grupo Folclórico Banzé. A companhia de danças folclóricas foi criada por ela, em maio de 1968, dentro do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez (CELF),  com o objetivo de estimular os alunos a conhecerem mais sobre o folclore e a história da música. O grupo, que inicialmente chamava-se “Bandinha da Zezé” – tornou-se um grande divulgador das tradições e da cultura brasileira. Participou e recebeu premiações em festivais internacionais de folclore.

Ela foi vice-presidente da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV), da qual foi a primeira presidente da seção nacional no Brasil. Também foi delegada Estadual do Comitê Internacional de Organização de Festivais Folclóricos (CIOFF).

A partir da parceria entre a Unimontes e o Grupo Folclórico Banzé, sob a liderança da sua fundadora, foram organizados diversos festivais internacionais de folclore em Montes Claros.

Zezé Colares deixa cinco filhos e 14 netos.

Nossas manifestações de sentimento à família enlutada.

2 de março de 2020

Relacionadas

Proposta de novo modelo de gestão para o Hospital Universitário Clemente de Faria é debatida em seminário
Museu Regional do Norte de Minas contará com sala dedicada à arte indígena Xakriabá. Novo espaço será inaugurado no dia 6/09, com exposição permanente
Unimontes agiliza obras das Escolas do Programa Brasil Profissionalizado
Reitor da Unimontes participa do Seminário em comemoração aos 39 anos da FAPEMIG
Unimontes sedia reunião itinerante do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais
Fórum de Inclusão da Unimontes sobre o tema “Comunidade Surda: Trajetórias e Perspectivas” acontecerá nesta sexta-feira no campus-sede