A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) comunica, com pesar, o falecimento do professor emérito Ivo das Chagas, aos 85 anos, ocorrido nesta sexta-feira, em Montes Claros. O velório acontece a partir das 10 horas, na Funerária Santa Clara (Avenida João XXIII), de 10 às 14 horas e, em seguida, o corpo será levado para Pirapora, cidade onde residiu por vários anos. O sepultamento ocorrerá na manhã deste sábado, às 8 horas, em Pirapora.

Nascido em São Romão, Norte de Minas, o professor Ivo das Chagas tornou-se um dos maiores estudiosos sobre cerrado no Brasil, com trabalhos de referência mundial sobre a geografia tropical, ecologia vegetal, cartografia, metodologia e pesquisa e organização do espaço.

Em 2006, recebeu do Conselho Universitário da Unimontes o título de professor emérito pela relevante contribuição oferecida à comunidade acadêmica e científica em reconhecimento à sua valiosa trajetória profissional. Em 2011, em mais uma reverência ao profissional Ivo das Chagas, o pesquisador foi homenageado como patrono geral da turma de graduandos para todos os campi da Unimontes.

Na Universidade Estadual de Montes Claros, além de docente dos cursos de Biologia e Geografia, foi pró-reitor de Pesquisa (1991/1995). Também foi coordenador do Campus de Pirapora.

Ivo das Chagas exerceu diversos outros cargos e funções públicas, como a coordenação do programa de Educação Ambiental da Secretaria Especial do Meio Ambiente do Ministério do Interior (1982), membro do Conselho Consultivo Interministerial de Ciência e Tecnologia do Grande Carajás (1982), secretário-adjunto de Ecossistema, da Secretaria Especial de Meio Ambiente do Ministério do Interior (1983/1984) e conselheiro da Câmara de Bacias Hidrográficas do Conselho Estadual de Política Ambiental – Copam (1988/1989). Também era integrante do Instituto Histórico e Geográfico (IHG) de Montes Claros. Em 2011, ele recebeu a Medalha da Inconfidência, do Governo do Estado.

À familia enlutada a nossa solidariedade e sentimentos pela irreparável perda.

Reitoria da Unimontes

Museu Regional do Norte de Minas divulga resultado de chamamento público para exposições temporárias de 2025
Proposta de novo modelo de gestão para o Hospital Universitário Clemente de Faria é debatida em seminário
Museu Regional do Norte de Minas contará com sala dedicada à arte indígena Xakriabá. Novo espaço será inaugurado no dia 6/09, com exposição permanente