A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com imenso pesar, comunica o falecimento do presidente da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros, Joao Pimenta dos Santos, o Mestre Zanza, aos 88 anos, ocorrido nesta segunda-feira (25/10).

O velório será realizado , a partir das 15 horas desta segunda-feira, na sede da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos, na Rua Santa Efigênia, esquina com Rua Humaitá, no Bairro Santa Rita, em Montes Claros. O sepultamento está previsto para esta terça-feira (26/10), no Cemitério do Bonfim, em horário ainda a ser definido pela família.

Como instituição que valoriza e preserva a cultura popular e nossas tradições, neste momento de profunda dor, a Universidade Estadual de Montes Claros presta as homenagens ao Mestre Zanza, que, com simplicidade, alegria e devoção, tornou-se um ícone das centenárias Festas de Agosto de Montes Claros, das quais começou a participar desde os cinco anos de idade, inspirando gerações ao longo de mais de oito décadas.

Ao longo de sua vida, assim como seus liderados catopês, marujos e caboclinhos, o Mestre Zanza foi o protagonista de inúmeros estudos acadêmicos e documentários sobre a riqueza da nosso folclore, contribuindo para a divulgação desse imenso patrimônio imaterial.

Consternados, reitor, vice-reitora, pró-reitores, diretores de centros de ensino, demais integrantes da gestão superior, professores, acadêmicos e servidores técnico-administrativos da Unimontes lamentam a inestimável perda do Mestre Zanza, que deixa entre nós um grande legado e exemplo de valorização e engrandecimento da cultura popular.

Unimontes realiza outorga de grau no campus de Brasília de Minas
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária