A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) comunica, com imenso pesar, o falecimento de Humberto Guimarães Souto, ex-prefeito de Montes Claros, ex-deputado, ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), benemérito do ensino superior e Doutor Honoris Causa da Universidade, ocorrido nesta terça-feira (04/02), em Brasília.

As informações sobre o velório e o sepultamento ainda serão divulgadas.

Profundamente consternados, reitor, vice-reitor, demais integrantes da gestão superior, professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos lamentam a inestimável perda e reconhecem a elevada contribuição oferecida por Humberto Souto ao ensino superior do Norte de Minas, tendo construído uma grande história junto a esta universidade.

Ao longo dos seus mais de 60 anos de vida pública, Humberto Souto foi um parceiro incondicional desta instituição.  Na época da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), Humberto Souto, com bravura e determinação, atuou arduamente em busca de recursos para a manutenção dos cursos superiores. 

Após a transformação da FUNM na atual Unimontes, entre outros grandes feitos, foi responsável pela viabilização dos recursos que garantiram a construção do prédio 2 do campus-sede da Universidade, onde funciona o Centro de Ciências Humanas (CCH). Ele teve atuação preponderante no reconhecimento federal da Unimontes como universidade, título alcançado em 1994.

No exercício do cargo de prefeito de Montes Claros – por dois mandatos, Humberto Souto continuou firme como um abnegado benfeitor da Unimontes, contribuindo diretamente com o crescimento da Universidade e com a ampliação de suas ações nas áreas do ensino, pesquisa, extensão e da prestação de serviços, especialmente, na área de saúde, por meio do Hospital Universitário Clemente de Faria.

Por conta da sua história construída e da sua ligação umbilical com a educação superior, com o progresso e a melhoria da qualidade de vida da população, com muita justiça e merecimento, Humberto Souto teve o seu trabalho reconhecido com a outorga do título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Montes Claros.

A nossa gratidão, a nossa homenagem e nossas mais sinceras manifestações de sentimento à família enlutada.

Relacionadas

Unimontes celebra 60 anos do curso de Letras com homenagens a professores
Unimontes firma parceria com a Prefeitura de Januária para implantação do CIFOP e fortalecimento da formação de professores da Educação Básica
Aula Magna do PPGCS discute ciência, tecnologia e inovação no avanço da saúde
Acadêmicos de Psicologia da Unimontes na luta contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Museu da Unimontes exibe sábado o filme documentário “João Chaves: a cidade, o poeta e o mar”
Unimontes comemora 63 anos de existência