Toda profissão exige escolhas. E estas escolhas propiciam bônus e, outrora, ônus muito pesados. Numa guerra, o soldado se dispõe a lutar pela sua pátria, doando até mesmo a sua vida. Os outros cidadãos também são convocados para, em nome da honra e dos princípios éticos e morais, defender sua pátria, seu povo e sua gente.

Neste momento, em que se espalha o Coronavírus, paira um clima entre nós muito semelhante ao clima de guerra, que exige de toda a sociedade um posicionamento, Sobretudo daquelas áreas na nossa Unimontes que estão à frente deste enfrentamento incansável: enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos, bioquímicos, assistentes sociais, técnicos de radiologia, técnicos de farmácia, limpeza, engenheiros biomédicos, porteiros, seguranças, policiais, jornalistas, servidores da manutenção e da área técnico-administrativa.

A questão da honra, da moralidade, ética, do compromisso com a vida, se coloca de uma forma muito contundente. Numa sociedade profundamente individualista, onde os valores são colocados em segundo plano, com certeza muitos querem desertar, fugir do posto de trabalho, por ter medo de enfrentar as dificuldades ou de colocar a própria vida em risco neste cenário.

É preciso ter coragem, sobretudo quando fazemos uma opção profissional. Devemos ter a clara consciência dos direitos, deveres e obrigações.

Neste momento é preciso tomar a investidura do equilíbrio evitando todo tipo de chantagem e histeria. Investidos do ânimo somos convocados a dar o melhor de nós mesmos.

A batalha contra um vírus, que ameaça não só a nossa própria vida, mas a vida de todos aqueles que estão ao nosso redor: amigos, familiares, as pessoas que nós amamos.

Por isto mesmo, todos nós somos conclamados, de uma forma ou de outra, a dar a sua colaboração abnegada; fazendo o melhor. Não é hora de fugir das tarefas. Que cada um, de uma forma serena, competente e harmônica coloque aquilo que é melhor de si mesmo. Esta é uma batalha, que todos nós precisamos fazer parte dela para conseguir vencer.

Montes Claros, 24 de março de 2020
Professor Antonio Alvimar Souza – reitor

Proposta de novo modelo de gestão para o Hospital Universitário Clemente de Faria é debatida em seminário
Museu Regional do Norte de Minas contará com sala dedicada à arte indígena Xakriabá. Novo espaço será inaugurado no dia 6/09, com exposição permanente