A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) comunica com imenso pesar o falecimento do ex-reitor da instituição, professor José Geraldo de Freitas Drumond – 70 anos. Ele faleceu na manhã desta terça-feira (29/11), na Santa Casa de Montes Claros, onde estava internado.

Profundamente consternados, reitor, vice-reitor, pró-reitores, diretores de Centro de Ensino, demais integrantes da Gestão Superior, professores, alunos e servidores técnico-administrativos lamentam a inestimável perda do professor José Geraldo de Freitas Drumond, um dos maiores benfeitores do ensino superior da região.

O professor José Geraldo de Freitas Drumond dirigiu a instituição no período de abril/1988 a dezembro/2002 e comandou o processo de transformação da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) na atual Unimontes, efetivada pela Constituição Mineira de 1989.

À família e amigos enlutados, os nossos sentimentos.

O corpo está sendo velado no auditório do prédio 6, do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro. O sepultamento está marcado para ás 10h desta quarta-feira (30/11), no cemitério Bonfim.

CURRÍCULO E TRAJETÓRIA

Natural de Barra Longa (região Central do estado), o professor José Geraldo de Freitas Drumond graduou-se em Medicina pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais no início da década de 1970. Logo em seguida, mudou-se para Montes Claros. Com doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), ele foi professor de Medicina Legal, Ética e Bioética da Unimontes. Atuou ainda como professor do mestrado em Medicina Forense da Universidade de Valência (Espanha).

Entre outras funções, José Geraldo Drumond foi presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig (2002/2008). Ele também presidiu a Sociedade Iberoamericana de Direito Médico e a Associação Brasileira de Direito Médico e da Saúde (Adimes). O ex-reitor também já teve diversos livros publicados e faz parte do Conselho Editorial da Editora Unimontes, além de fundador da Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas e presidente do Conselho de Ética das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-MOC).

A Universidade decretou luto oficial de sete dias.

 

Montes Claros, 29 de novembro de 2016

Relacionadas

Unimontes anuncia ampliação do número de leitos pediátricos no Hospital Universitário
FAPEMIG lança chamada para fortalecimento e consolidação da pesquisa na UEMG e Unimontes
UM PAÍS CHAMADO INFÂNCIA”: RODA DE CONVERSA SOBRE A LITERATURA INFANTOJUVENIL BRASILEIRA
Literatura infantojuvenil e cultura africanas de países de expressão portuguesa: memória e identidade
Projeto “Convivências Itinerantes” promove bem-estar e inclusão para a terceira idade no Hospital Universitário
Curso de Geografia da Unimontes comemora 60 anos e recebe homenagem da Câmara Municipal