Neste 20 de novembro de 2020, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e o Programa de Educação Tutorial em Ciências da Religião da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, vem relembrar a história e a data da morte de Zumbi, líder do Quilombo de Palmares. Ele transformou-se em símbolo de luta, resistência, liberdade e igualdade racial. A data do dia 20 de novembro, dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, serve também para nos lembrar que ainda existem grandes entraves relacionados a construção de um país mais democrático e sem conflitos raciais e sociais.

Nesse dia, é válido refletirmos a respeito da importância das políticas públicas voltadas para a população negra. Conforme o Atlas da Violência de 2017, estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, a cada 100 pessoas que sofrem homicídio no Brasil, 71 são pessoas negras. Ainda, de acordo com o documento, os negros também representam 78,9% dos indivíduos correspondentes ao grupo dos 10% com mais possibilidades de serem vítimas de assassinatos. Apesar do estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, no ano de 2019, apontar que nos últimos quinze anos, houve um aumento gradual da inserção de negros nas universidades, o IPEA revela também que os negros ainda são minoria no ensino superior.

Assim, ainda não foi possível alcançarmos a tão desejada igualdade racial e social. Nesse sentido, torna-se necessário a compreensão também do termo “Consciência Negra” para que possamos reconhecer a importância que a população negra tem na história da construção deste país.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +