Neste 20 de novembro de 2020, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e o Programa de Educação Tutorial em Ciências da Religião da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, vem relembrar a história e a data da morte de Zumbi, líder do Quilombo de Palmares. Ele transformou-se em símbolo de luta, resistência, liberdade e igualdade racial. A data do dia 20 de novembro, dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, serve também para nos lembrar que ainda existem grandes entraves relacionados a construção de um país mais democrático e sem conflitos raciais e sociais.

Nesse dia, é válido refletirmos a respeito da importância das políticas públicas voltadas para a população negra. Conforme o Atlas da Violência de 2017, estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, a cada 100 pessoas que sofrem homicídio no Brasil, 71 são pessoas negras. Ainda, de acordo com o documento, os negros também representam 78,9% dos indivíduos correspondentes ao grupo dos 10% com mais possibilidades de serem vítimas de assassinatos. Apesar do estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, no ano de 2019, apontar que nos últimos quinze anos, houve um aumento gradual da inserção de negros nas universidades, o IPEA revela também que os negros ainda são minoria no ensino superior.

Assim, ainda não foi possível alcançarmos a tão desejada igualdade racial e social. Nesse sentido, torna-se necessário a compreensão também do termo “Consciência Negra” para que possamos reconhecer a importância que a população negra tem na história da construção deste país.

Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes
Editora Unimontes publica livro trabalho e formação humana
Unimontes realiza outorga de grau no campus de Brasília de Minas