O Programa de Pós-graduação Associado UFMG – Unimontes em Sociedade Ambiente e Território (SAT) divulgou na última sexta-feira (27/06), o resultado do processo seletivo 2025/2. A Comissão de Seleção foi coordenada pelo professor Handerson Sales, que informou ter ocorrido a inscrição de 50 candidatos, sendo 30 para Mestrado e 20 para sua primeira turma do Doutorado.
No Mestrado foram preenchidas 10 vagas com 5 mulheres e 5 homens, 9 deles residentes em Montes Claros e 1 do Norte de Minas. A nova turma é constituída por 5 advogados, 2 arquitetos, 1 administradora, 1 biólogo e 1 pedagoga. Em termos de perfil profissional, 5 são funcionários públicos, 2 trabalham em empresas privadas, 1 professor, 1 recém-formada e 1 trabalha em organização social.
No Doutorado foram preenchidas as 8 vagas abertas, com 5 mulheres e 3 homens, sendo 4 residentes em Montes Claros e 4 outros no Norte de Minas. A turma é formada por 2 historiadores e 6 outros de formação diversificada: advogado, zootecnista, geógrafa, engenheiro, assistente social e arquiteta. Destes, 4 são funcionários públicos, 2 professores, 1 trabalha em organização social e 1 é estudante.
Os cursos, inicialmente conjuntos, começam na segunda semana de agosto.