Com a reclassificação da macrorregião do Norte de Minas para a Onda Roxa, do Programa Minas Consciente, que foi anunciada pelo Governo de Minas Gerais neste sábado (6/3), a Universidade Estadual de Montes Claros passa a cumprir todas as medidas de restrição e de circulação anunciadas pelo Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Comitê Extraordinário da Covid-19 MG, em reunião realizada nesta manhã/tarde com os prefeitos, conselhos e secretários municipais norte-mineiros de saúde.

O protocolo impositivo é uma forma de enfrentamento do risco sistêmico de expansão do Novo Coronavírus e suas variantes e, concomitantemente, para se evitar o colapso total na rede de assistência à saúde.

Desta forma, até a vigência da Onda Roxa (inicialmente de 15 dias, conforme declaração), estão suspensas todas as atividades presenciais no âmbito da Unimontes, com exceção da circulação de pessoas em casos e situações associadas às atividades essenciais, como aquelas dos serviços de saúde no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) e demais unidades de saúde, e os serviços de vigilância e segurança predial.

Os critérios considerados para a região do Norte de Minas ser classificada dentro da Onda Roxa são a taxa de distanciamento social; aumento da taxa de ocupação de leitos; a taxa de incidência da Covid-19 e surtos e a taxa de óbitos.

No âmbito do HUCF, considerando ainda que os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19 foram priorizados na primeira campanha de imunização, a Unimontes segue cumprindo todas as medidas de tratamento dos casos de UTI e casos clínicos da Covid-19, assim como as medidas preventivas devidas para a assistência à saúde, seguindo as recomendações de enfrentamento da pandemia reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e autoridades sanitárias do Estado e do Município.

No período citado de cumprimento da Onda Roxa, o Comitê Permanente Unimontes Covid-19, integrado por profissionais de saúde e pelos coordenadores de Campi manterá o monitoramento e os estudos de eventuais situações para atenção e suporte à comunidade acadêmica.

Até o presente momento desta publicação, não há restrição às atividades remotas (teletrabalho), especificado em portaria em vigência da Reitoria.

Reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros, 6 de março de 2021

Professor Antonio Alvimar Souza – reitor

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde inicia atividades presenciais em 13 polos da Unimontes