Com a reclassificação da macrorregião do Norte de Minas para a Onda Roxa, do Programa Minas Consciente, que foi anunciada pelo Governo de Minas Gerais neste sábado (6/3), a Universidade Estadual de Montes Claros passa a cumprir todas as medidas de restrição e de circulação anunciadas pelo Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Comitê Extraordinário da Covid-19 MG, em reunião realizada nesta manhã/tarde com os prefeitos, conselhos e secretários municipais norte-mineiros de saúde.

O protocolo impositivo é uma forma de enfrentamento do risco sistêmico de expansão do Novo Coronavírus e suas variantes e, concomitantemente, para se evitar o colapso total na rede de assistência à saúde.

Desta forma, até a vigência da Onda Roxa (inicialmente de 15 dias, conforme declaração), estão suspensas todas as atividades presenciais no âmbito da Unimontes, com exceção da circulação de pessoas em casos e situações associadas às atividades essenciais, como aquelas dos serviços de saúde no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) e demais unidades de saúde, e os serviços de vigilância e segurança predial.

Os critérios considerados para a região do Norte de Minas ser classificada dentro da Onda Roxa são a taxa de distanciamento social; aumento da taxa de ocupação de leitos; a taxa de incidência da Covid-19 e surtos e a taxa de óbitos.

No âmbito do HUCF, considerando ainda que os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19 foram priorizados na primeira campanha de imunização, a Unimontes segue cumprindo todas as medidas de tratamento dos casos de UTI e casos clínicos da Covid-19, assim como as medidas preventivas devidas para a assistência à saúde, seguindo as recomendações de enfrentamento da pandemia reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e autoridades sanitárias do Estado e do Município.

No período citado de cumprimento da Onda Roxa, o Comitê Permanente Unimontes Covid-19, integrado por profissionais de saúde e pelos coordenadores de Campi manterá o monitoramento e os estudos de eventuais situações para atenção e suporte à comunidade acadêmica.

Até o presente momento desta publicação, não há restrição às atividades remotas (teletrabalho), especificado em portaria em vigência da Reitoria.

Reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros, 6 de março de 2021

Professor Antonio Alvimar Souza – reitor

Relacionadas

Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária
Divina Providência realiza formatura de nova turma do Programa Descubra
Unimontes realiza cerimônia de colação de grau