A Universidade Estadual de Montes Claros passa a cumprir, a partir desta data, as determinações do Decreto Nº 47.886, do Governo de Minas Gerais, publicado neste domingo (15/3), no Diário Oficial “Minas Gerais”, que cria o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 e dá outras providências.

Dentre as medidas preventivas adicionais determinadas pelo Decreto está, no Artigo 3º, a autorização aos “dirigentes máximos dos órgãos e entidades” a implementação “de medidas que se fizerem necessárias e que forem recomendadas por órgãos de saúde pública”.

Desta forma, a Unimontes implementa, a partir desta SEGUNDA-FEIRA (16 DE MARÇO), a suspensão das atividades de cunho acadêmico em todas as suas unidades, como forma de minimizar o fluxo de pessoas e, consequentemente, os riscos de contágio. Importante ressaltar que não há casos suspeitos registrados no âmbito da Unimontes. Trata-se de uma medida preventiva.

O recesso escolar, inicialmente, se estenderá por dez dias, até 25 de março, mas, mediante novas orientações, pode ser estendido se mostrarem necessárias mais medidas para a contenção do vírus, conforme avaliação de risco. Conforme o Decreto Nº 47.886, recomenda-se a paralisação de atividades em unidades escolares para concentrar esforços no diálogo com as unidades e na elaboração de medidas adicionais, sempre monitorando a evolução da transmissão, conforme orientação da Secretaria de Saúde.

No âmbito do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), é recomendada restrição de visitantes nas diversas Unidades de Internação e Pronto Socorro do HUCF, como estratégia para controle da propagação da doença;

Determina, temporariamente, que nas Unidades de Internação (Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Maternidade, Pediatria, UTI Adulto e Pronto Socorro) seja reduzido para 01 (um) visitante por dia e com tempo máximo de 15 minutos de visitação; na UTI Neonatal e Berçário será permitido apenas 01 familiar acompanhante (pai ou mãe) ficando a visita dos avós proibida.

Serão mantidos todos os acompanhantes que por lei faz-se necessário.

Recomenda ainda um controle mais rigoroso de acesso dos serviços voluntários. Orienta ainda a proibição de visitantes gripados ou com doenças infectocontagiosas ativas.

Faz-se necessário que orientações como higiene das mãos, etiqueta de tosse, não compartilhamento de objetos e proibição do uso de celulares durante tempo de visitação.

Minas Gerais está em situação de emergência desde a sexta-feira (13/3), de acordo com o decreto publicado no Diário Oficial “Minas Gerais”.

Ainda nesse sábado (14/3), em alinhamento com os decretos de emergência do Governo do Estado e do Município de Montes Claros e com as orientações do Ministério da Saúde, a Unimontes adotou como medida preventiva a criação pela Portaria Reitor Nº 030/2020 do Comitê Permanente Unimontes Covid-19, integrado por profissionais de saúde e pelos coordenadores de Campi para monitoramento e estudos de eventuais casos, tomadas de decisões e organização de ações de enfrentamento.

Em comunicado também no sábado (14/3), a Unimontes divulgou as medidas preventivas para enfrentamento dos riscos de transmissão do Coronavírus.

Nos ambientes administrativos, a orientação é para evitar o contato físico com pessoas que apresentem sintomas respiratórios, incluindo apertos de mão e abraços. A circulação em locais fechados com pouca movimentação de ar também deve ser evitada.

Como as situações de evolução dos riscos de transmissão do Covid-19 serão monitoradas permanentemente pelo Ministério da Saúde e os órgãos de saúde do Estado e do Município, novas medidas adicionais podem ser adotadas imediatamente.

Reitoria, 15 de março de 2020

Professor Antônio Alvimar Souza
REITOR

Relacionadas

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes
Editora Unimontes publica livro trabalho e formação humana