A Reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o Centro de Ciências Humanas (CCH), o Departamento de Geociências e os Cursos de Graduação em Geografia lamentam profundamente o acidente ocorrido durante o Trabalho de Campo, no sábado (22) de outubro de 2022, no Rio Pandeiros, em Januária, Norte de Minas Gerais, envolvendo o estimado acadêmico Samuel Ferreira Rodrigues. Desta forma, a Universidade vem a público para elucidar os fatos atinentes ao ocorrido.

Importante salientar, em primeiro plano, que o Curso de Geografia da Unimontes forma profissionais há 59 anos entre Licenciatura, Bacharelado e Mestrado e já encaminhou inúmeros profissionais ao mercado de trabalho neste período. O corpo docente da Universidade é formado por professores mestres e doutores comprometidos com a formação profissional e humanística dos acadêmicos tendo o trabalho de campo como parte fundamental do aprendizado, fundamentado pelo Projeto Político Pedagógico (PPP). Especificamente sobre este Trabalho de Campo, foi realizado mediante planejamento prévio e programado seguindo todos os protocolos previstos, tanto no âmbito didático-pedagógico, quanto logístico e de segurança, configurando uma ação de caráter interdisciplinar que integrava atividades de ensino, pesquisa e extensão com a participação de acadêmicos da graduação e da pós-graduação.

Após a notificação do desaparecimento, que ocorreu no perímetro de segurança autorizado para as atividades acadêmicas, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Unimontes imediatamente acionaram o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar e Civil que, prontamente, iniciaram os trabalhos de busca e investigação dos fatos, junto ao grupo participante que, desde o início, prestou todas as informações necessárias para colaborar com o trabalho de apuração e resgate e contou com a permanente presença dos professores orientadores da atividade. Paralelamente, a Unimontes constituiu e enviou, ainda no sábado, uma equipe multiprofissional, até a residência da família nuclear do estudante para comunicação oficial do ocorrido. No domingo, dia 23/10/2022, as buscas continuaram com o acompanhamento da Universidade e dos familiares in loco. Hoje, dia 24/10/2022, as buscas foram finalizadas, infelizmente, com a confirmação do óbito.

Enfatizamos que é imprescindível que a comunidade se informe a partir dos canais oficias das instituições e permaneça alerta para não reproduzir ou replicar notas infundadas e difamatórias, absolutamente prematuras à investigação oficial a cargo da Polícia Civil e que em nada contribuem para amenizar a dor de familiares, amigos e professores. Importa também ressaltar que os estudantes e todos aqueles que participavam do Trabalho de Campo não devem ser responsabilizados pelo lamentável fato e irreparável perda, senão após apuração oficial, respeitados os direitos do contraditório e da ampla defesa.

Neste sentido, reiteramos que a Unimontes, por meio da Reitoria, do CCH, do Departamento de Geociências e do Colegiado do Curso de Geografia, seguirá amparando os familiares, professores e colegas que se encontram consternados pela vivência de tão traumática experiência.

Montes Claros, 24 de outubro de 2022

Reitoria da Unimontes

Relacionadas

Edital oferece seis vagas para atuação de acadêmicos no projeto de extensão “Movimenta Unimontes”
Unimontes firma Protocolo de Intenções para fomentar o desenvolvimento rural sustentável em Montes Claros
Estande da Unimontes na Expomontes 2025 promove interações tecnológicas e atrai visitantes
Unimontes e Idene discutem parceria em busca da melhoria da qualidade da população
Unimontes está com inscrições abertas para bolsa de Pós-Doutorado em Ciências da Saúde – Valor é de R$ 5,2 mil
Unimontes apresenta inovação e interatividade na Expomontes 2025