Em relação ao momento vivido na Universidade, visit cumpre-nos oferecer a seguinte manifestação:

A Reitoria, na busca das conquistas almejadas pela comunidade acadêmica, considera fundamental estabelecer o melhor entendimento possível com as autoridades governamentais. Posições extremadas, a nosso ver, não nos levarão a caminho algum! Sempre estivemos e estaremos do lado da Universidade.

A opção pelo diálogo harmônico e produtivo e a coesão entre professores, servidores técnico-administrativos, acadêmicos e dirigentes têm proporcionado à Unimontes, ao longo do tempo, vitórias importantes.

Além disso, é indispensável registrar: existe, sim, possibilidade de avanços em relação às reivindicações apresentadas, tanto em relação aos docentes, quanto aos servidores técnico-administrativos. No entanto, conforme tem assinalado a Seplag, as negociações só terão continuidade se a normalidade for restabelecida no âmbito da Unimontes.

Também é importante reiterar: em nenhum momento o Governo do Estado deu por encerradas as negociações. As alternativas apresentadas – segundo a Seplag – eram as possíveis no momento, em face das restrições orçamentárias e financeiras. Ainda assim, segundo estamos informados, poderiam – e podem – ocorrer avanços.

Ainda que não seja possível conquistar tudo o que pretendemos de uma só vez, a interrupção das negociações poderá inviabilizar, na verdade, qualquer possibilidade de ganhos imediatos para este ano. Daí, por uma questão de bom senso, ser imprescindível o retorno às atividades e continuar lutando por novas conquistas.

Quanto ao movimento deflagrado no âmbito da Universidade, é oportuno lembrar:

I. Vivendo sob a égide do estado de direito e do regime democrático, pelos quais tanto lutamos, é preciso respeitar quem considera a paralisação alternativa mais interessante. Mas devem ser respeitados, também, aqueles que pensam de forma diferente e desejam continuar trabalhando. O debate deve ser livre. O pensamento é livre. As posições de cada um devem ser admitidas, pois todos têm a consciência plena dos seus direitos e deveres.

II. A Reitoria está, sim, preocupada com a paralisação registrada em alguns setores, mas, ao mesmo tempo, vigilante e aguardando que a normalidade seja restabelecida o mais rapidamente e da melhor forma possível. Acreditamos, aliás, ser esta a expectativa de todos!

III. Contamos, pois, com a compreensão e a colaboração de todos a fim de serem evitados prejuízos irreparáveis à comunidade acadêmica e à população de um modo geral. Assim, atendendo ao determinado pela legislação em vigor, a Administração da Universidade não poderá deixar de cumprir o seu dever e tudo o que estiver ao seu alcance deverá ser feito no sentido de serem preservados serviços e atividades essenciais.

Ao lado da comunidade acadêmica e da população regional, vamos continuar lutando por novas conquistas, optando sempre pelo diálogo por considerá-lo o caminho mais sensato, interessante e prudente.

Montes Claros, 22 de setembro de 2008.
REITORIA DA UNIMONTES

Designação de Docente – Depto Ciências Contábeis