A integração entre a universidade e a escola, como forma de divulgar as ações acadêmicas no âmbito científico e, ao mesmo tempo, levar aos alunos do ensino médio e fundamental informações sobre a realidade das instituições de ensino superior, é o destaque da Mostra do 8º Fórum Biotemas, promovida pela Universidade Estadual de Montes Claros neste mês. São beneficiadas as escolas estaduais Dulce Sarmento, cujas atividades aconteceram no último dia 12, e Professor Plínio Ribeiro (Escola Normal), que será atendida neste sábado (19), a partir das 7 horas. O tema em 2011 é “Educação e Natureza – Compromisso Social”.
Com prioridade para abordar questões relacionadas à juventude e às disciplinas em curso no ensino fundamental e médio, a comissão organizadora do projeto Biotemas na Educação Básica é formada pelas professoras do departamento de Estágios e Práticas Escolares (DEPE).
As oficinas, palestras, exposições e estandes, concurso literário e mostra de profissões, dentre outras ações como as apresentações culturais, beneficiam diretamente 2.929 estudantes, além de professores da educação básica e 310 universitários de todas as instituições de ensino superior do município, que são responsáveis pelas apresentações das atividades.
DULCE SARMENTO
No sábado anterior (12/11), as atividades foram realizadas na Escola Estadual Dulce Sarmento, com a participação direta de 1.089 alunos dos turnos matutino, vespertino e noturno, além de 50 professores – todos foram capacitados na área de Metodologia Científica ainda em outubro. Dentre os temas relacionados, a partir de projetos científicos que os universitários desenvolvem dentro de suas graduações, estão a sexualidade, homofobia, afetividade, aborto, ecologia, anorexia, bulimia, consumo de drogas, práticas alimentares, religiões, primeiros socorros, música, botânica, história. Os temas também serão aplicados junto à comunidade da Escola Normal.
SERIADOS – Algumas pesquisas chamam a atenção por associarem personagens de seriados de TVs a comportamentos do dia a dia, como o “bullying” e as conseqüências civis e penais da série “Todo Mundo Odeia o Chris” e a relação entre o desenho animado “Os Simpsons” e a Filosofia, além de uma exposição sobre o seriado mexicano “Chaves”.
São parceiros na iniciativa a Cúria Diocesana, Polícia Federal, Pastoral Universitária, 22ª Superintendência Regional de Ensino, Funorte, Iseib, Faculdades Pitágoras, Ibituruna, Santo Agostinho, Prisma, Instituto Federal do Norte de Minas, UFMG (campi Montes Claros e Salinas), dentre outros.
Mais informações pelos telefones: (38) 3229-8232 e 3229-8311 ou pelo e-mail – biotemas@unimontes.br.